Lição de tecnologia

O cientista Donald Norman observa que prodígios de engenharia não são suficientes para criar formas revolucionárias de comunicação. Novas tecnologias, segundo ele, só ganham importância no palco da história quando artistas criam formas originais de expressão com base nos novos meios. Um exemplo clássico disso é o cinema. Inventado no final do século XIX, este só se tornou uma linguagem importante de comunicação em 1915, ano em que Griffith filmou The Birth of a Nation(Cf. Boorstin,  The Creators, 1992, 741-4).

Relembrei observação que já fiz várias vezes para justificar assunto abordado neste post. Dias atrás, recebi de meu amigo Juvenal Alvarenga indicação de  link para uma coleção de fotos realizadas no período de 1909-1912. A referida coleção é obra do fotógrafo russo Sergei Mikhailovich Prokudin.

As fotos são, supreendentemente, modernas. Prokudin utilizou técnicas de tricromia (superposição de três cores básicas na gravação de uma mesma imagem para obter colorido bastante parecido com o original; recurso que ainda era comum nos anos de 1960 quando trabalhei como tipógrafo). E o que impressiona, no caso, é como um grande artista consegue resultados que um “engenheiro” jamais alcançaria.

Registro o caso da obra do fotógrafo russo para reiterar que ainda estamos longe de obras primas como as dele no campo da utilização de computadores no campo da comunicação. Ainda curtimos admiração por maravilhas de engenharia. Ainda não temos uma arte original de narrativas completamente inéditas para ambientes computacionais.

Reproduzi aqui duas fotos de Sergei Mikhailovich Prokudin. Para ver mais exemplos da arte do fotógrafo russo, em imagens feitas cem anos atrás, clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: