Motivos para estar no Twitter

Fui atrás de indicação de @davepeck. Esse tuiteiro da Califórnia indicou texto com o título “Twitter 101 Lesson”. Fui conferir. Trata-se de material escrito por Mike Johansson para ajudar noviços em comunidades tuiteiras. Achei que o texto é interessante para quem quer conhecer motivos para tuitar. Por essa razão, tomei a liberdade de fazer uma tradução-adaptação do escrito do Mike.

Seguem aqui tradução do material e informações sobre o autor do texto original.

Começo hoje uma série curta de posts planejados para ajudar chegantes a entender estratégias das mídias sociais por trás do uso profissional do Twitter.

Esta é a primeira questão: Por que você está no Twitter? 

A. Para conversar com amigos: Se esta for a única razão para sua presença no Twitter, você pode fazer o que quiser – pense apenas em proteger seriamente seus pios de tal maneira que apenas pessoas que você conhece os veja!

B. Rede Profissional: Não importa se você ainda está na escola, ou se está no início de uma carreira, ou se já é um profissional bem assentado na vida, o Twitter permite-lhe construir conexões com pessoas interessantes e relevantes mundo afora que trabalham e falam de tópicos relacionados com seus interesses.

Assim, se “B” for sua escolha, você vai querer mais do Twitter. Considere as seguintes coisas a fazer…

1. Torne seu perfil público: Você quer se conectar com pessoas, então mantenha sua conta aberta porque  pretende ser profissional neste ambiente. Certo?

2. Escolha um nome de tuiteiro que seja seu nome complete ou pelo menos variação de seu nome. Esteja seguro de que seu nome está aparecendo em algum lugar do seu perfil público.

3. Preencha ‘local’ com o verdadeiro nome de sua localização: Isso irá conectá-lo com pessoas com as quais você poderá se relacionar na vida fora do ciberespaço.

4. Invista na sua bio de tal maneira que ela diga algo a respeito de suas atividades profissionais e aspirações, e não deixe de mostrar um pouco de sua personalidade. Você tem 160 caracteres; use-os com sabedoria.   

5. Escolha um avatar-foto que seja a sua cara: Evite a tentação de parecer bonito. Um retrato de sua verdadeira cara é parte aquilo que você é.   

6. Escolha sua URL com sabedoria: Se você tiver uma página Linkedin completa, linke-a. Se você  tiver seu próprio nome  como uma URL e utiliza tal website para destacar suas competências, saberes e talentos, melhor ainda.

7. Comece a seguir outros sem pressa: Encontre pessoas relevantes no seu métier ou com interesses comuns; e siga apenas uns poucos por vez. Não há ciência nisso, mas  se o seu número de ‘Following” é cinco vezes superior a seu número de ‘Followers’, vão pensar que você está desesperado por seguidores.

8. Não siga todo mundo: Seguir pessoas apenas porque elas a seguem não é uma obrigação no Twitter. Seguir de volta deve ser reservado para pessoas com as quais você acha que poderá aprender de fato.

9. Preste atenção nos pios dos outros: Você vai aprender muito apenas ‘ouvindo’. Quando chegar a hora (se você vê algo que quer comentar ou  se você quer agradecer alguém por compartilhar alguma coisa) mande uma mensagem @. Esses pios são o começo de uma conversa verdadeira com pessoas que um dia poderão se tornar parte de sua rede de relações profissionais.

10. Retuite criteriosamente: Quando ler algo que verdadeiramente significa algo para você ou que você pensa que alguns de seus seguidores vão apreciar, retuite (RT). Se houver espaço para tal, acrescente comentário que explique porque você gostou do pio.

Quem é  Mike Johansson . Mike é um estrategista e professor que ajuda profissionais e estudantes como obter o máximo possível das mídias sociais. Ele ganhou reputação por colocar novas, e às vezes complexas, idéias numa linguagem simples. Atualmente Mike é Professor Visitante no Department of Communication at the Rochester Institute of Technology, onde ensina relações públicas e jornalismo.

Anúncios

3 Respostas to “Motivos para estar no Twitter”

  1. Doralice Araújo Says:

    Gostei da tradução-adaptação; compartilharei com os que seguem a minha página no TT. Sempre há algo a aprender com você, aqui no Boteco Escola, querido amigo Jarbas!

  2. Fátima Says:

    Ótimo.
    Vou linkar ao meu blog, ok? e compartilhar no Buzz.

    Abs

  3. Goreti Says:

    Estou começando agora, buscando uma forma de me comunicar melhor com meus alunos do lab. de informática além de meus estudos de educação e EAD. Suas dicas são um achado! Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: