Novos meios de comunicação alargam horizontes. Inauguram novos comportamentos. Algumas vezes as novidades são vistas como permissão para esquecer boas maneiras. Mas, isso é um engano. Gentileza continua a ser sinal de boa educação, não importa o meio que utilizamos.
No cotidiano, acabamos nos esquecendo de boas maneiras no uso de emails, na redação de posts, em mensagens nas redes sociais etc. Mas, no geral, isso não quer dizer que estamos ficando mais grossos no trato com as pessoas. O que rola é que ainda não incorporamos algumas normas concretas de como bem proceder num ambiente completamente novo. Saída? Netiqueta, um conjunto de normas que, se respeitadas, nos ajudam a ser mais educados na Internet.
Escrevi este post influenciado por uma mensagem da educadora portuguesa, Vicência Maio, recebida via Face Book. Na mensagem, Vicência indica um texto que relaciona 25 regras de bem proceder na Internet. Para interessados, segue aqui o link de importantes regras de netiqueta:
abril 13, 2011 às 3:11 am |
[…] Leia mais: Netiqueta, normas de boas maneiras na Internet « Boteco Escola […]
maio 2, 2011 às 11:07 pm |
Muito bom veicular e falar de boas maneiras. Deixo aqui um link sobre boas maneiras a título de ilustração. Abraços, Vida em Sociedade
http://vida-em-sociedade.blogspot.com/