Saber da Garçonete, uma dramatização

Esta semana, em conversas no Face Book, algumas de minhas alunas fizeram referência a uma dinâmica que realizei em sala de aula. Para explorar questões vinculadas ao saber que se elabora no e pelo trabalho, criei um roteiro com o objetivo de dramatizar trabalho de uma garçonete, inspirado pelo primeiro capítulo de O Saber no Trabalho, livro de Mike Rose, publicado no Brasil pela Editora senac.sp.

Mike é professor da UCLA (University of California at Los Angeles). Filho de uma garçonete e neto de trabalhadores ferroviários, teve muita dificuldade para chegar ao ensino superior. Logo depois de formado, em vez de continuar estudos no nível de pós-graduação, preferiu trabalhar com educação de adultos. Mas, seu brilho intelectual acabou levando-o para a academia, com os necessários mestrado e doutorado. Mike, porém, jamais esqueceu suas origens. Continou sempre trabalhando com questões da educação pública e educação popular.

Seu livro O Saber no Trabalho (The Mind at Work, no original em inglês) é uma obra belíssima. Em cada capítulo Mike narra encontros com trabalhadores de diversos setores. Tais encontros revelam saberes quase sempre ignorados pelos intelectuais. Mike desvela saberes invisíveis. Há muito o que aprender com seu livro.

Quem quiser conhecer melhor a proposta que elaborei a partir das idéias de Rose sobre o saber dos trabalhadores, clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Saber da Garçonete, uma dramatização”

  1. wesliane Says:

    eu quero facer uma dramatisaçao no colegio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: