Novas Tecnologias

Steen Larsen contou-me uma história interessante. Quando ele tinha quatro ou cinco anos, o diretor de sua  pré-escola levou pequenos grupos de alunos para ver uma maravilha tecnológica . Na sala de diretoria fora instaladdo um telefone que não dependia de auxílio da telefonista. Começava uma era de comunicação sem intermediação. O entusiasmo do diretor era contagiante.

O episódio narrado pelo Steen deve ter acontecido há uns sessenta e dois anos. De lá para cá, muita água rolou no campo da telefonia. Mas, não é isso que importa. O que importa, como observava meu amigo dinamarquês na continuidade da conversa, é registrar o deslumbramento que costuma acompanhar a introdução de maravilhas tecnológicas em nosso mundo. Para Steen, deslumbramento no caso é algo descabido. Valoriza-se em demasia o novo, atribuindo-lhe virtudes muito superiores às que ele de fato possui. Além disso, o deslumbramento é acompanhado por um sentimento de que o novo equipamento exigirá aprendizagem sistemática de certos saberes operacionais.

Pode-se explorar diversas possibilidades de reflexão a partir do caso contado pelo Steen. Convido o leitor a pensar no assunto. E, para complementar o quadro, acho que convém dar uma olhada num vídeo de “treinamento” de uso da tecnologia que tanto entusiasmou o diretor da escolinha frequentada por meu amigo das lonjuras nórdicas. Recebi indicação do dito vídeo hoje por meio de e-mail enviado  outro amigo, o Carlos Seabra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: