Nativos digitais e os velhos

Acabo de receber de meu amigo Bertelli indicação de PPS com declarações de um velho sobre sua dificuldade de se adaptar à novidades. Esse velho não fica só em reclamações. Lembra “antiguidades” inventadas por sua geração: Rock, Beatles, liberdade sexual, luta por condições decentes de vida, liberação feminina, briga corajosa contra a ditadura, muita música bonita, muita literatura de primeira água and so on. Ao mesmo tempo, talvez de modo injusto, lembra as “conquistas” da geração atual: pouco gosto pela leitura, música sem melodia, tédios intermináveis, vazio intelectual etc. e tal.

Não vou entrar no mérito das opiniões do citado velho. Mas, acho que ele chama a atenção para certos pontos meio esquecidos: a geração que hoje enfrenta alguma dificuldade para usar parafernália eletrônica e entender a ânsia por mais e mais diversão; mas, esta mesma geração pertenceu a uma juventude rebelde que contribuiu para mudanças fundamentais no mundo.

Sinto que o educadores valorizam sobremaneira os jovens de hoje e se esquecem das conquistas dos jovens de ontem. Uma pena! Estão jogando história na lata do lixo. E pior: passam para os meninos de agora a sensação de que os jovens de outrora nada fizeram que mereça destaque.

Da coleção de eslaides encaminhadas pelo Bertelli quero destacar um trecho que descreve um pouco de minha experiência atual:

Jovens, posso rir das críticas que me fazem, ainda que às vezes não as ouça muito bem.

A declaração do velho tem muito a ver com coisas que ouvi (ou não ouvi) de alguns de meus alunos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: