Idosos, computadores e internet

Boa parte do que se diz e comenta sobre a relação dos idosos com computadores e internet é marcada por preconceitos, incompreensão, valorização excessiva da juventude. Por isso, não gosto de nada que reforce um sentimento hegemônico que ridiculariza os velhos. Não gosto também da mania que muitos analistas têm, educadores inclusos, de dizer que os professores, principalmente os mais maduros, são os culpados maiores por fracassos em usos de TIC’s nas escolas.

Muito do que se diz sobre incapacidade dos velhinhos para usar novas tecnologias tem a ver com modos de funcionamento da mente humana. Tendemos a conservar velhos hábitos, inclusive transferindo-os para novas situações. Gardner observa que este é um dos mais sérios problemas em educação. A principal finalidade desta é mudar. Mas, os alunos tendem a ficar com as antigas referências. Alguém já me disse que essa é uma lei sábia de economia cognitiva: só aprendemos o novo quando o velho deixa de funcionar. E essa lei não conhece idade, ela é um traço humano. Crianças, jovens, adultos e idosos aplicam-na frequentemente. A lei é inteligente. Afinal de contas pra que mudar quando as coisas funcionam de acordo com nossos interesses, necessidades, sonhos e desejos?

Acho que fiz as necessárias considerações para publicar aqui a foto recebida hoje por minha mulhes via e-mail. A amiga que encaminhou a ela a foto em questão sugere que a figura é uma aviso de que “está na hora de se aposentar”.

Anúncios

2 Respostas to “Idosos, computadores e internet”

  1. acuginotti Says:

    Oi Jarbas, bem legal sua reflexão.
    Acho muito interessante ver a paixão das pessoas pela mudança e pelo novo, mas uma falta de apreciação ao jeito humano de conservar.
    um abraço,
    Augusto

  2. Idosos invadem mídias sociais « Boteco Escola Says:

    […] Boteco Escola « Idosos, computadores e internet […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: