The Oregon Trail, o filme

No post anterior registrei o aniversário de quarenta anos do software educacional The Oregon Trail. Além disso, resumi a história desse famoso produto de tecnologia educacional. E aprovetei a ocasião para insistir na idéia de que o melhor uso de computadores na educação acontece quando se trabalha com simulações de qualidade.

A partir do pio do @berniedodge no Twitter indicando matéria sobre os quarenta anos do The Oregon Trail, andei um pouco pela Web para ver como o assunto vem sendo abordado no ciberespaço. Encontrei muita coisa. Fiquei surpreso. Conheço Oregon Trail desde 1982, mas não tinha a real medida da importância desse produto na história da tecnologia educacional. Vou repartir com os fregueses deste Boteco algumas das minhas descobertas. Começo por The Oregon Trail – Official Trailer.

Faz poucos dias que a Half Day Today! colocou no ar o trailer de um suposto filme baseado no mais importante jogo educacional de todos os tempos, The Oregon Trail. Winda Benedetti, especialista em jogos em computadores, observa que o vídeo game The Oregon Trail daria um ótimo filme de aventura. Ele tem todos os ingredientes de uma boa história. Tem personagens marcantes. Tem elementos atraentes de drama. O trailer mostra tudo isso. Pena que o filme ainda não foi realizado.

No trailer aparecem alguns elementos que fizeram de The Oregon Trail uma das criações mais interessantes de tecnologia educacional desde os anos de 1970. As decisões iniciais dos pioneiros no momento de organizar a viagem revelam sonhos, dúvidas, frustrações, desafios, e até episódios cômicos. O trailer mostra para quem não conhece o jogo como, desde o início, os participantes se envolvem com a aventura, assumem papéis, tomam decisões fundamentadas em conhecimento. Algumas das situações típicas da viagem também são destacadas. Uma delas ressalta aspecto que sempre foi observado em usos do software: os “pioneiros” matam muito mais caça do que a quantidade de carne que podem carregar. Os realizadores do vídeo brincam com algumas situações que podem ser tratadas com certo humor. Num quadro, por exemplo, aparece uma cena cômica relacionada com uma das variáveis randômicas que podem aparecer no jogo: “Sally está com desinteria”.

Não vou tecer mais comentários sobre o vídeo realizado pela Half Day Today! . Acho que já é hora de oferecer ao amável leitor a oportunidade de ver essa delícia que é The Oregon Trail – Official Trailer .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: