Metodologia científica e escrita 1

Depois de comentar e publicar textos de livros e revistas científicos que mereceram prêmios no Concurso da Escrita Ruim, a revista Philosophy and Literature apresentou a tira que abre este post. Para benefício de visitantes que não arranham o inglês, faço uma tradução ligeira dos quadros:

  • Quadro 1: Antes eu odiava tarefas de redação. Agora eu as amo.
  • Quadro 2: Me dei conta de que as finalidades da escrita são a de inflar idéias fracas; obscurecer argumentação pobre; e inibir clareza.
  • Quadro 3: Com um pouco de prática, a escrita pode ser uma neblina intimidante e impenetrável. Quer ver meu texto sobre o livro?
  • Quadro 4:  “A dinâmica dos imperativos interseres e monológicos em Jim e Jane: um estudo sobre os modos psico-transrelacionais de gênero.” Academia, aqui vou eu!

Piada? Não. Boa parte dos escritos da academia é muito parecida com o texto do quadro 4. Para um bom leitor, quase todos os artigos publicados em revistas científicas parecem ter sido pensados de acordo com as finalidades da escrita anunciadas no quadro 2.

Começo aqui uma série de posts sobre a Escrita Ruim no campo das produções acadêmicas. Textos protegidos por supostos propósitos científicos acabam sendo um discurso pomposo, vazio, chato, desgradável. E isso não é nada bom. Leitores que não pertecem às panelinhas de certos departamentos e “linhas de pesquisa” acabam pensando que a escrita científica tem de ser necessarimente horrorosa. Denis Hutton, de quem pretendo falar em posts futuros, comprou a briga e mostrou o ridículo dos textos mal ajambrados que ocupam a maioria das páginas de revistas e livros científicos. Para tanto, ele usou uma “arma nova”, a Internet.

Aguardem mais informações sobre o tema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: