Aprender Fazendo

Aprender fazendo, belo princípio enfatizado por Dewey, sempre foi o fundamento da aprendizagem nas oficinas artesanais. Mas, os educadores quase sempre ignoraram tal circunstância.

Com a escolarização crescente da formação para o trabalho, corremos o risco de converter o aprender fazendo num rótulo para justificar propostas metodológicas que nada tem a ver com o cerne do aprender a trabalhar. A discussão sobre o assunto é muito necessária nestes tempos em que cresce o interesse pela educação técnico-profissional. Para começar uma conversa sobre o tema sugiro texto de Liv Mjelde, autora que fez parte de minhas referências da tese de doutorado, hoje uma amiga como quem me correspondo e troco figurinhas. O texto em questão acaba de sair no Boletim Técnico do Senac e sintetiza algumas das idéias que Liv desenvolve em seu  livro mais recente, The Magical Proporties os Workshop Learning.

O artigo da Liv, publicado recentemente em português, pode ser acessado a partir do link que indico abaixo:

Anúncios

Uma resposta to “Aprender Fazendo”

  1. maria celeste de gouveia Says:

    Excelente esse texto sobre a DIDÁTICA DO ENSINO PROFISSIONAL. Será muito útil no trabalho que desenvolverei este ano junto ao Ensino Médio da escola onde trabalho aqui no Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: