Gratidão

Professor, uma profissão difícil. Exige busca constante. É ofício para descontentes criativos, pois não basta saber o que está dando errado, é preciso inventar sempre novas soluções. É atividade contínua. Mesmo no escurinho do cinema, a diversão é substituída por pensamentos tais como: “eu posso usar esta cena nas minhas aulas”, “este filme tem umas coisas que podem deixar mais claro o conceito de ontologia para meus alunos”, etc.

O  professor não deve esperar qualquer reconhecimento ou gratidão. Pode, eventualmente, sentir imenso prazer quando vê seus alunos realizarem façanhas intelectuais interessantes.

Fiz uma longa introdução para efetuar um registro. Em 2004 ou 2005, Cícera Maria Santos Xavier me solicitou informações sobre assuntos que vinha estudando na sua investigação de mestrado em educação matemática na PUC/SP. Mandei-lhe minha colaboração. Mas, o tempo passou e eu já nem me lembrava mais do que fizera. Agora, passeando pela Internet, encontrei a dissertação de mestrado da Cícera com um baita agradecimento pela ajuda que lhe dei. Fiquei comovido. Como disse, no ofício de professor não esperamos manifestações de gratidão. Por isso, quando acontecem, elas nos emocionam. Obrigado Cícera por renovar meu entusiasmo pelo nosso ofício.

Interessados em conhecer a dissertação da Cícera poderão encontrá-la a partir de um clic no destaque que segue:

3 Respostas to “Gratidão”

  1. Cícera Maria dos Santos xavier Says:

    Caro professor,

    Fico feliz que finalmente este agradecimento chegou ao seu conhecimento. Muito obrigada mesmo. Seu trabalho e orientações foram importantíssimas para que eu pudesse direcionar o meu. É bom saber que existem pessoas generosas como você.
    Espero ler mais algum trabalho que tenha feito.

    Abraços

    Cícera Maria dos Santos Xavier

  2. Larissa Says:

    Olá, profº Jarbas!

    Acabei de assistir à entrevista que o senhor deu ao SENAC para o curso de Docência para Educação Proficional e fiquei maravilhada! Algumas concepções mudaram, e repensei diversos cursos que possuímos. Sou supervisora pedagógica no SENAC RN e gostaria de trocar algumas ideias com o senhor. Se possível, por favor, me envie seu email para podermos conversarmos.

    Grata,

    Larissa Oliveira

  3. jose luiz Says:

    professor, passei aqui mais uma vez, neste último dia de aula para deixar aqui meus agradecimentos pelo ano que se passou,e que apesar dos alunos não gostarem muito da aula do senhor, eu particularmente acho muito produtiva, o senhor possui um vasto conhecimento que tenta nos passar na medida do possível, a única coisa que tenhoa reclamar e a criticar, não como critica pejorativa, mas sim construtiva, diz respeito a lentidao da internet que desestimula totalmente o aluno, assim o senhor deveria ter uma séria conversa com o pessoal do laboratório para acelerar mais isso, de resto foi tudo ótimo, deixo aqui meu abraço e sensação de trabalho cumprido nesta minha caminhada

    te mais

Deixe um comentário

