E a experiência dos professores?

Mesmo que não tenham se formado numa boa faculdade, muitos professores experientes elaboram um saber que nasce de respostas que buscam para os problemas cotidianos nas salas de aula. Esse saber costuma ser ignorado por reformadores da educação. Nas reformas, os professores do chão de escola são vistos com trabalhadores que precisam mudar velhas práticas e entrar no mundo maravilhoso das invenções dos intelectuais iluminados dos gabinetes com ar condicionado.

A questão do saber elaborado por mestres que estão na linha de frente da educação é um tema levantado hoje por grandes educadores como Diane Ravitch e Mike Rose nos Estados Unidos. Por aqui, não vejo gente que leve tal saber em consideração. Aliás, não via. Acabo de ler artigo na Folha de São Paulo de um educador que levanta a bola em tal direção. Esse educador é Vladimir Safatle, do departamento de filosofia da USP. Interessados poderão ler o texto do professor Vladimir no destaque abaixo.

Anúncios

Uma resposta to “E a experiência dos professores?”

  1. Tweets that mention E a experiência dos professores? « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jarbas Barato, Karol Coelho. Karol Coelho said: RT @Novelino: Reitero tema do saber dos professores de chão de escola, destacado por Vladimir Safatle: http://bit.ly/bUi0Pg […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: