Qualidade no uso de TIC

Bateu uma grande saudade do amigo-irmão Steen Larsen. O sentimento é maior porque nos últimos tempos não tenho conseguido contato com ele.

Na busca de informações sobre o Steen na Web, acabei topando com um velho artigo dele que serve como uma luva para conversas sobre uso de tecnologias na educação de agora. Cito aqui o trecho inicial do esrito de meu amigo das lonjuras nórdicas:

A importância de altos padrões no uso de tecnologias para crianças com déficits de aprendizagem é auto-evidente. Porém, não se percebe normalmente que o fator crucial na utilização de recursos tecnológicos reside nas considerações por trás do uso, não na tecnologia em si mesma.  Assim, uma ferramenta específica para crianças com déficits de aprendizagem nunca pode ser de qualidade superior aos princípios pedagógicos nos quais se baseia. Como afirmou Pogrow (1990): “A sofisticação da aprendizagem produzida pela tecnologia depende da sofisticação das conversações que envolvem seu uso, não da sofisticação da tecnologia.”

Creio que não preciso explicar a sugestão de Steen. Ele deixa muito claro que, mais que ferramentas modernosas, precisamos de bases científicas sólidas e atualizadas para desenvolver uma educação com a qualidade requerida em tempos tão avançados como o nosso.

Numa conversa que teve com educadores aqui no Brasil, Steen Larsen procurou mostrar que não devemos ficar deslumbrados com as tecnologias. Devemos endendê-las e usá-las com naturalidade, guardando nossa admiração para descobertas sobre quem somos, como aprendemos , como lidamos com o saber.

Anúncios

3 Respostas to “Qualidade no uso de TIC”

  1. Roberto - Editora Quantum Says:

    Olá,
    Gostaríamos de receber o e-mail para contato do dono do site ou responsável pela área comercial/marketing para enviar uma oferta de conteúdo e produtos gratuitos para os usuários de seu site. E também, remuneração que ajudará o seu site a ter retorno financeiro e aumentar suas visitas. Favor enviar o e-mail de resposta para: roberto@editoraquantum.com.br
    Atenciosamente,
    Roberto Lion Motta

    Editora Quantum – Revista VendaMais
    http://www.editoraquantum.com.br

  2. luiz barato Says:

    Mano, feliz aniversário, tudo de bom, muita e saúde e muita paz junto a sua família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: