Educação Crítica: Henry Giroux

Ao elaborar o post anterior sobre deseducação acabei descobrindo o site do educador Henry Giroux.  Ele é o que se pode chamar de um educador crítico. Giroux não é um repetidor de verdades com as quais todos parecem concordar. Hoje, no embate educacional que se trava nos Estados Unidos, perfila-se com uma minoria que procura mostrar que as soluções neoliberiais e competentistas estão minando a educação pública do grande país americano.

Henry Giroux foi um dos grandes amigos de Paulo Freire. Eles, inclusive, escreveram alguns textos a quatro mãos. Exemplo disto é a introdução que fizeram para o ótimo Critical Pedagogy & Cultural Power, livro que está bem aqui à minha frente.

Em Critical Pedagogy foi publicado um texto indispensável sobre educação tecnológica: From Hand to Mind, de Liv Mjelde. Este ano tive o privilégio de trocar figurinhas com Liv por meio da Internet. Comprometi-me a divulgar a obra da Professora Mjelde no Brasil. Já iniciei conversações para tanto. Talvez ano que vem saia tradução de um dos livros dela sobre educação e trabalho.

No parágrafo anterior me desviei do assunto principal: obra de Henry Giroux. Volto a ele. No site do amigo de Paulo Freire há relação de vários artigos dele acessíveis on line. Deixo aqui link para quem se interessar:

Anúncios

Uma resposta to “Educação Crítica: Henry Giroux”

  1. Conceição Rosa Says:

    Dica preciosa! É sempre bom conhecer outros amigos de Paulo Freire…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: