Foto, imagem, comunicação

Vivemos numa Sociedade da Imagem. Isso é tão óbvio que deixamos de analisar as profundas mudanças que aconteceram desde o momento em que a reprodução maciça de imagens começou. Junto com isso, também ignoramos no cotidiano a secundarização progressiva da Sociedade das Letras.

Sempre que posso, insisto na ideia de que as imagens estão substituindo o discurso. Apesar das imagens terem invadido todos os meios de comunicação, acho que ainda não entendemos muito bem o que está acontecendo. Daí a necessidade de se prestar mais atenção no fenômeno e tentar entender que mudanças substanciais ele já provocou e ainda vai provocar.

Para nos ajudar a pensar na questão, são úteis certos produtos imagéticos que buscam comunicar conceitos com poucas ou nenhuma palavra e, é claro, com muitas imagens. É isso que faz Say It In Photos, uma coleção de eslaides à qual tive acesso graças a um pio de @jordi_a no Twitter. Veja tal obra logo a seguir.

Anúncios

3 Respostas to “Foto, imagem, comunicação”

  1. TEDxSP 2009 – Jarbas Agnelli: “Birds on the wires”, a história ea música por trás de uma foto - Bargain-Net Ezybuy (Germany) Says:

    […] Foto, imagem, comunicação « Boteco Escola […]

  2. T Says:

    Olá querido profe. sim é uma ótima observação, magnífica e concordo totalmente, acrescentarei aqui, algo que escrevi sobre a questão que chamo “imagética”.

  3. T Says:

    “…o que significa que aprimoramos o sentido da visão; este é nosso sentido mais apurado.Instigando o olhar a tecnologia aprimora, nas publicidades, as cores, as luzes, como chamativo a quem olha distraidamente ao redor de si.
    Com a união, movimento e imagem, segue-se mais além..variados modos diferenciam o “olhar”e o “ver”, assim sendo a sociedade é escópica e com padrões de beleza predefinidos.
    Então o olhar humano ultrapassa o aparelho ótico, e adequa-se às questões perceptivas que segue um direcionamento cultural. Nossa leitura ótica de livros, ou seja da esquerda para a direita influi até em composições coreográficas.. sabia? 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: