A alma das Webquests

Gostamos de coisas animadas. Esse gostar tem a ver com vida. Anima, ou seu equivalente grego psyche, significa sopro vital. Assim quando falamos em desâmino, estamos nos referindo a algo que perdeu ou está perdendo vitalidade. Quando falamos em ânimo, estamos nos referindo a algo que ganhou mais vida.

Originariamente, falamos de alma quando estamos nos referindo a seres vivos. Mas, por artes da metáfora, passamos a atribuir alma a coisas ou situações. Falamos de festas animadas. De desenho animado. Etc.

Em meu trabalho, sempre acho que devemos ter animação, em todos os sentidos. Não há coisa pior que gente (professor, aluno, diretor, coordenador, educador, pesquisador) desanimada. Isso me faz lembrar um proposta muito popular na França na década de 1970: l’animation pegagogique. Tal proposta sugeria diversas medidas que poderiam dar alma à educação.

Animados também devem ser os recursos educacionais que elaboramos. Por isso, ao receber convite da revista Quaderns Digitals para escrever sobre WebQuests, resolvi examinar a necessidade de alma em propostas contruídas de acordo com o modelo criado por Bernie Dodge. O resultado foi o texto El alma de las webquest, publicado num número monográfico da citada revista e posteriormente convertido em capítulo do livro Ordinadors a les aules (Editora Graó, 2010).

Como no momento meus alunos estão elaborando WebQuests, resolvi colocar versão do meu artigo em português aqui no Boteco. Interessados poderão encontrá-la em:

Anúncios

2 Respostas to “A alma das Webquests”

  1. caroline (1 apgn) Says:

    OI professor jarbas achei o texto super interessante porque para um bom trabalho é necessário uma boa disposição para que se consiga fazer um trabalho perfeito.
    Pois tudo que é feito com força de vontade e desempenho sempre sai nos conformes.
    Agora um trabalho que é feito por obrigação nunca sai do jeito que se espera por iso é importante que seja feito com bom humor, vontade e alegria para que se torne algo prazeroso de se fazer.

  2. Ariane 1APGN Says:

    Olá professor, concordo plenamente que a animação seja a alma da WebQuest, aliás, em tudo que há de fazer tem que ser com animação.
    A vibração positiva e o ânimo faz com que o trabalho flua bem melhor, que mesmo que haja algo de ruim a sua energia e seu ânimo vão superar todas as energias negativas.
    Com animação a vida e todo trabalho que você faz vai para frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: