Ciência, Tecnologia e Mudança

Estou a falar de velhos guardados. Numa das minhas pastas encontrei notas que fiz no começo de 1990. No post anterior, publiquei uma delas, notas de uma fala do meu amigo Mário Sérgio Cortella. Mas há muito mais.

Há um livro que sempre recomeço a ler. O texto é exigente. Trata-se de Knowledge and Power, de Joseph Rouse. Trata-se de uma ensaio filosófico cujo fundo são as idéias de Heidegger sobre ciência e tecnologia. Não é um prato leve. É um prato saboroso, mas que exige grande preparo para boa digestão. Qualquer dia destes volto a ele e talvez chegue até o fim.

Por volta de 1991 li alguns capítulos da obra de Rouse. Ao ler fiz notas. Uma delas, reflexão sobre impactos da ciência em nossas vidas é a que segue, em tradução que fiz vinte anos atrás.

Indubitavelemente, muitas das mais profundas diferenças entre o mundo que habitamos e o mundo de apenas duas centenas de anos atrás podem aser atribuídas aos resultados intelectuais e práticos das ciências naturais. No âmbito da universidade, as atenções talvez se voltem mais especificamente para as mudanças intelectuais provocadas pelas ciências. Nós não apenas sabemos mais sobre o mundo natural. Muitos de nossos ramos centrais de conhecimento sequer existiam em formas reconhecíveis até a metade do século XVIII. Entre esses ramos de conhecimento podemos destacar: o eletromagnetismo, a termodinâmica, a evolução, a genética, a geologia, virtualmente toda a química moderna, e tudo o que tem a ver com o comportamento das moléculas, átomos e núcleos atômicos. Mas, as mudanças físicas e sociais provocadas por esse desenvolvimento foram ainda mais impactantes. A face do globo foi transformada fisicamente pelo desenvolvimento das inovações técnicas vinculadas às ciências naturais. Nossos padrões de vida e interações mais comuns, nossas esperanças, nossos medos, as coisas com as quais nos relacionamos, os problemas que enfrentamos e as metas que perseguimos foram ainda mais afetadas. Vivemos num mundo que foi substancialmente reconstruído por causa do que aconteceu num tempo muito curto no interior dos laboratórios científicos.

ROUSE, Joseph. Knowledge and Power. Ithaca. Cornell University Press, 1987.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: