Planejamento da Tarefa em WebQuest

O grande segredo de uma boa WebQuest é a Tarefa. Mas este também é o grande desafio. Tarefas precisam estar claramente vinculadas a um conteúdo curricular, pecisam ser criativas, precisam ser plausíveis, precisam ser autênticas.

É difícil criar boas tarefas por causa de nossas maneiras de ver o conhecimento nas escolas. O conceito de tarefa exige que saimos da escola. Exige que pensemos num conhecimento em ação, semelhante ao que acontece no mundo para lá dos muros das instituições educacionais.

Bernie Dodge, criador do modelo WebQuest, propôs há muito tempo um roteiro para ajudar autores de WebQuest a desenvolver tarefas.  Tal roteiro não é uma camisa de força. Nem é de uso obrigatório. É uma ajuda para quem está começando e gostaria de contar com um caminho que possa facilitar a viagem.

Traduzi o material do Bernie para publicção no site de WebQuest da Escola do Futuro da USP. Mas, para quem quiser economizar uma visita ao nosso velho cantinho de WebQuest naquele projeto da USP, copio aqui minha tradução. Espero que o material seja útil para os meus alunos e para qualquer interessado que esteja elaborando sua primeira WebQuest.

Folha de planejamento
Vocês já tem um tópico, alguma meta curricular e algumas questões essenciais para a sua webquest? A finalidade desta folha de trabalho é ajudá-los/as a pensar um caminho até o próximo passo: decidir que tarefa ou tarefas específicas seus alunos deverão desempenhar. Ela foi planejada para uso em conjunção com WebQuest Taskonomy. Se nada vier imediatamente à sua mente para responder qualquer das questões que seguem, vocês podem deixar os espaços em branco.

Vocês precisam imprimir esse material e fazer seu trabalho em papel. Saiam de perto do computador e procurem um canto sossegado para trabalhar.

Se quiserem trabalhar no computador, vocês podem copiar a ficha craiada por Bernie numa página de Word. Assi, idéias que forem surgindo poderão ser anotadas diretamente na tela. No final do processo, vocês podem salvar o trabalho para futuras consultas.

No roteiro que segue, o professor Bernie ilustrou algumas possibilidades de respostas com um suposto caso de uma WebQuest sobre o Sistema Solar. Desconsiderem o exemplo se acharem que ele não os ajuda. Concentrem-se nas respostas relativas ao tópico que vocês escolheram.

Tópico:  O Sistema Solar
Clientela Alvo : Sétima/oitava série
Questões Guias/essenciais: Quais são os componentes e estruturas do sistema solar?
Fase 1 : Reúna as Peças
Pensem sobre o seu tópico. Em cada um dos espaços que seguem, dêem respostas para algumas das questões propostas. Elas (suas respostas) irão constituir a matéria prima para seu trabalho na fase 2.
Populações Histórias
Que conjunto de coisas, pessoas, instituições relevantes etc integram o seu tópico?
Planetas, satélites, cometas, asteróides, objetos do Cinturão Kuiper, a Nuvem Oort.
Que histórias há sobre o tópico? (Experiências pessoais, mitos, lendas, fatos da vida, anedotas)
Estudo dos canais Marcianos por Percival Lowell. Descoberta de Plutão por  Clyde Tombaugh. O “making of”  da sonda Pioneer I.
Eventos Discordâncias
Que importantes eventos estão associados com este tópico e  merecem ser conhecidos?

Lançamentos das principais sondas: Pioneer I, II; Galileo, Voyager, Cassini.

Que assuntos neste tópico estão cercados por discordâncias?
Plutão é um planeta? Houve vida em Marte?
Escolhas Princípios
Que tipos de escolha e decisões importantes estão associadas com este tópico?
Devemos gastar recursos para mandar humanos ao espaço em vez de sondas não tripuladas?
Que relações importantes de semelhança ou causa-e-efeito existem neste tópico?
Problemas Complexidades
Que exemplos de problemas a serem resolvidos podemos listar neste tópico?
Planejar um habitat para humanos nos planetas solares.  Planejar uma constituição para os colonizadores de Marte.
Quais são algumas das dificuldades para se entender certas idéias e sistemas no âmbito deste tópico.
Fase 2: Gerem Possíveis Tarefas
Agora é hora do brainstorm. Usem as notas  que vocês acabaram de reunir como matéria prima para ajudá-los a pensar possibilidades de respostas para as questões acima.  Sejam criativos… não façam um plano definitivo ainda (isto fica para a fase 3). O objetivo nesta fase é reunir a maior quantidade possível de idéias com as quais vocês possam trabalhar.Respondam as questões à esquerda rascunhando idéias na coluna da direita.
Vocês podem pedir a seus alunos a recriação de alguns eventos importantes na forma de uma reportagem jornalística, um documentário de TV, uma peça de teatro?

Vocês podem solicitar aos alunos uma compilação de itens importantes  para uma base de dados? A edição de um livro de endereços de pessoas ou lugares importantes? Um calendário de eventos significativos? Uma coleção de histórias, piadas, receitas, conselhos?

Se existir uma compilação de dados a respeito de um certo povo, ou eventos, ou instituições, vocês podem pedir aos alunos para que estes façam algumas generalizações sobre os dados, ou procurem padrões?

Algum profissional que trabalha com o tema age como um detetive? Vocês podem recriar um mistério ou quebra-cabeças que levará os alunos a experimentarem o processo de resolver problemas?

Há algum produto que seus alunos podem planejar? Algum processo que eles podem criar?

Vocês podem pedir a seus alunos que eles tomem decisões, escolham entre alternivas concorrentes, ordenem dados?

Os seus alunos podem pegar as informações deste tópico e convertê-las em algo completamente diferente, como um poema, uma pintura um fluxograma?

Os seus alunos podem assumir papéis de pessoas com diferentes crenças ou interesses e que devem chegar a algum grau de consenso?

Os seus alunos conseguem criar e explicar uma metáfora para alguma coisa complexa?

Seus alunos conseguem fazer algo novo combinando velhas coisas de modo original?

Há previsões que seus alunos possam fazer? Hipóteses  que eles possam testar?

Vocês podem pedir a seus alunos para que eles assumam o modo de pensar de outros, criando um diário pessoal ficcional? Eles podem representar alguém e defender pontos de vistas que este alguém defenderia?

Há alguma forma de comunicação (escrita,oral, multimidia) utilizada na vida real por profissionais envolvidos com o tema e que seus alunos possam reproduzir?

Há pessoas que possam ser entrevistadas pelos alunos?

Seus alunos podem assumir a tarefa de tentar mudar a opinião de alguém? De quem?

Recriar a cobetura de imprensa no lançamento do   Pioneer ou Voyager?

Criar um  calendário de quando cada planeta irá aparecer numa dada constelação?

Criar uma coleção de figurinhas sobre os planetas e luas solares?

Colocar os alunos numa situação de exame de fotografias dos muitos planetas e luas do sistema solar para descobrir características geológicas comuns?

Escrever um poema sobre cada planeta? Um rap?

Ordenar os planetas de acordo com a sua beleza?

Recriar o debate : Plutão é um planeta?

Escrever um conto a respeito do primeiro humano a visitar cada planeta?

Fase 3: Incubação
Qualquer livro sobre criatividade elogia a virtude da incubação. Boas idéias algumas vezes parecem vir de lugar nenhum, se vocês trabalham o problema durante certo tempo e depois colocam-no de lado por dois ou três dias. Guardem esta folha de trabalho em lugar seguro e deixem o seu inconsciente tomar conta das coisas. Depois, recuperem a folha e voltem ao trabalho.
Fase 4: Escolha
OK… vocês já se deram um bom tempo. Voltem ao trabalho e lembrem-se da questão-guia e do tópico com os quais vocês começaram. Lembrem-se das metas curriculares, dos recursos disponíveis. Com tudo isso na cabeça, retornem à fase 2 e vejam se sua idéia tem potencial. Lembrem-se de que vocês precisam pelo menos de uma tarefa que articule o tema como um todo, assim como as habilidades de pensamento e conteúdo de saber que vocês julgam ser importantes. Além dessa tarefa central, talvez haja uma ou duas tarefas intermediárias que possam ser desenvolvidas e que preparem os alunos para um gran finale.No espaço abaixo, escrevam umas poucas sentenças sobre a(s) tarefa(s) que seus alunos irão fazer.  Dêem uma olhada em  WebQuest Taskonomy para refinar seu pensamento. A seguir, entrem no  student WebQuest template e comecem dar forma final à descrição de sua tarefa.
Pensamos que o “Debate sobre Plutão” é a melhor idéia.  Vamos colocar alguns alunos lendo um lado da história, e outros investigando o lado oposto.   Proporemos uma ida à Organização Internacional dos Astrônomos Júniors, onde um e outro grupo apresentará  seus argumentos. A meta do encontro será a de refinar a definição do Sistema Solar. Talvez seja uma boa idéia convidar alguns pais para atuarem como juízes. Parace que a gente vai conseguir planejar uma atividade instigante e divertida.

© Bernie Dodge, 2001

Anúncios

3 Respostas to “Planejamento da Tarefa em WebQuest”

  1. jose luiz lopes 200101064 Says:

    ola novamente, estou aqui de novo, professor, esta ficando cada vez mais dificil, pois segundo orientação em aula o grupo deveria elaborar um trabalho de uma web quest em um assunto pre determinado de acordo com um conteudo curricular, contudo a orientação em aula foi que elaborassemos um trabalho com uma tarefa final em nossa area de conhecimento, ai surgiu um problema pois devido ao fato de sermos uma turma multidisciplinar teriamos que consonar as diferentes areas do conhecimento em um só resultado, por exemplo no meu grupo somos em 5 pessoas eu faço direito, outro dois artes cênicas, outro artes plasticas e um filosofia, portanto como o trabalho tem que ser algo que conhecemos profundamente o primeiro desafio já é conciliar as quatro areas de conhecimento existentes no grupo.

  2. jose luiz lopes 200101064 Says:

    não consegui postar
    ola novamente, estou aqui de novo, professor, esta ficando cada vez mais dificil, pois segundo orientação em aula o grupo deveria elaborar um trabalho de uma web quest em um assunto pre determinado de acordo com um conteudo curricular, contudo a orientação em aula foi que elaborassemos um trabalho com uma tarefa final em nossa area de conhecimento, ai surgiu um problema pois devido ao fato de sermos uma turma multidisciplinar teriamos que consonar as diferentes areas do conhecimento em um só resultado, por exemplo no meu grupo somos em 5 pessoas eu faço direito, outro dois artes cênicas, outro artes plasticas e um filosofia, portanto como o trabalho tem que ser algo que conhecemos profundamente o primeiro desafio já é conciliar as quatro areas de conhecimento existentes no grupo.

    tentei de novo

  3. Doralice Araújo Says:

    Suas postagens estão cada vez mais aprofundadas, caro Jarbas; seus alunos deviam ficar orgulhosos diante da intensidade da sua orientação, além da inegável e exemplar competência teórica.

    Continuo a leitora atenta e aprendiz curiosa; receba o meu abraço afetuoso, colega professor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: