Avaliação em WebQuest

Boas WebQuests incluem um item de avaliação autêntica. O conceito não é muito comum nos meios educacionais. Para uma aprimeira aproximação da idéia de avaliar de acordo com princípios de autenticidade, é bom dar uma olhada num pequeno texto escrito por Bernie Dodge. Traduzi tal texto em 2005 e publiquei o resultado em um dos meus blogs, o Aprendente. Amigos daqui e da Espanha reproduziram minha tradução. Como eles editaram o material em página mais interessante que a minha, remeto o leitor para:

ou

Há mais materiais sobre o assunto.  Um deles é um pequeno subsídio que elaborei para curso sobre WebQuest na Escola do Futuro/USP em 2002. Outro é a tradução de um artigo de referência sobre avaliação autêntica publicado em site do ERIC. Vou incluir esses dois materiais em Páginas deste Boteco.

Avaliações autênticas geralmente são instrumentadas por meio de um instrumento chamado rubrica. Para exercícios de elaboração de rubricas há um bom recurso em:

Anúncios

7 Respostas to “Avaliação em WebQuest”

  1. Anônimo Says:

    Twitter Trackbacks…

  2. Rafaela Cirillo Barricelli Says:

    Bom dia, prof. Jarbas.

    Acabei de fazer a atividade solicitada, planilha de avaliação em Webquest. Achei bem interessante. O tema utilizado foi ´´Texto dissertativo´´.
    Abraços,
    Rafaela Cirillo Barricelli (Licenciatura)

  3. Daniela Miranda (Licenciatura 17h20) Says:

    Boa Tarde professor,
    achei muito bom esse esquema de rubrica, facilita a correção e também o aprendizado do aluno, que sabe exatamente o que ele errou e o que era esperado dele para aquela atividade. Única coisa ruim é que não dá para usar em todas as matérias pois algumas exigem respostas únicas e ou está certo ou errado, não tem como medir o grau de acerto como no método de rubrica.

    Mas foi bem legal conhecer esse método, sempre que der vou aplicá-lo com minhas turmas!

    Bjs
    Danny (Licenciatura 17h20)

  4. Michele Sabino Says:

    Boa noite professor Jarbas,

    Achei muito interessante a estrutura da rubrica, uma vez que possibilita uma avaliação contínua do processo de ensino aprendizagem do aluno realizada pelo educador. É uma ótima forma dos alunos analisarem e pensarem criticamente sobre o que é necessário melhorar? Quais são os meios e recursos?
    O aluno tem uma maior liberdade de se analisar e refletir sobre os seus erros. Diferentemente do que ocorre em uma escola tradicional. Dessa forma adquire autonomia de pensamento para ser um verdadeiro cidadão reflexivo na sociedade.

    Bjs

    Michele ( Licenciatura 17h20)

  5. jose luiz lopes Says:

    ola, como disse mano brow dos racionais, “aqui estou mais um dia sob o olhar sanguinário do vigia”, para dizer que conclui a tarefa da semana, li os textos que eram para ler, meio que “an passan” mas lí, e fiz a avaliaçao na minha area de estudo, quanto aos critérios de avaliação considerei relativamente facil de designa-los, contudo considerei bastante dificil elaboras os conceitos com os quais os candidatos seriam avaliados para ao final lhes atribuir a pontuação.

    até a próxima

  6. Rafael Borges Says:

    professor, achei legal essa pequena fala de uma REFLEXIÓN PARA EL DOCENTE, quero cmpartilhar com o senhor, foi a única forma que encontrei de aprtilhar, foi deixando o link aqui no comentário! Abraços!

  7. Anelize Dias Says:

    A avaliação por meio da rubrica é um recurso interesse que deveria ser utilizado por todos os professores. É atráves dela que o educador pode avaliar o aluno, considerando as dificuldades e o progresso durante o processo de contrução do conhecimento. Vale salientar e importância que tem o feedback para o aluno, pois dessa forma ele estará ciente do que era esperado, do que precisa ser melhorado e dos objetivos que foram alcançados por ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: