WebQuest dos Insetos

Em 2002, quando planejamos o site de WebQuest para a Escola do Futuro da USP, resolvi traduzir um belo trabalho elaborado por alunas de Bernie Dodge, Uma Perspectiva dos Insetos. O material, voltado para alunos de 3ª ou 4ª série do ensino fundamental, é simples, bonito, bem estruturado. As autoras, dada a ausência na Web de informações adequadas ao nível escolar das crianças, elaboraram diversas páginas com conteúdos que poderiam ser bem aproveitadas por estudantes de dez ou onze anos de idade.

Uma Perspectiva dos Insetos é  WebQuest que exigiu muito trabalho de suas autoras. Exigiu também bons conhecimentos de planejamento, comunicação e programação. Por issso, é mais um exemplo que um modelo para professores que não dispõem de muito tempo para preparar propostas concretas de uso da Web em suas atividades. Em outras palavras, o material em análise funciona sobretudo como demonstração concreta de aplicação dos princípios fundamentais que devem animar uma boa Webquest.

Quando traduzi a WebQuest dos Insetos, resolvi não verter para o português as páginas criadas pelas autoras para funcionarem com Recursos em Processo (a iniciativa ocuparia um tempo que eu não tinha na época e o resultado daria muito trabalho para a equipe). Como a versão original em inglês já não está mais no ar, é impossível acessar tais páginas nos dias de hoje. O material traduzido, porém, continua  a ser referência importante para um primeiro contato com o conceito de WebQuest.

Na Web, quase sempre os sites têm vida curta. Muitas referências importantes do começo deste século já estão fora do ar. Exemplo: o site de WebQuest da Escola do Futuro da USP.

Há uns três anos, muita gente me perguntou se o material que organizamos para divulgação pela Escola do Futuro voltaria à ativa. Minha resposta foi não, uma vez que a equipe responsável pela publicação não tinha mais vínculos com aquele projeto da Universidade de São Paulo. Mesmo assim, graças a uma ferramenta chamada WaybackMachine e à inciativa do Carlos Seabra, podemos ainda acessar a maior parte dos recursos que nossa equipe criou para aquele site. Entre esses recursos recuperados está o belo trabalho sobre insetos.

Para ver tal trabalho recuperado, clique no destaque que segue:

Anúncios

58 Respostas to “WebQuest dos Insetos”

  1. jose luiz lopes Says:

    entendi web quest como uma especie de atividade para o exercicio do aprendizado na qual os participantes interagem com os meios de comunicação disponiveis a eles, em especial a internet, onde estes usam de investigação, procura e pesquisa, para solucionar problemas propostos, realizando tarefas e atividades para alcançar um objetivo pre determinado

  2. Tatiana Rezende Says:

    Creio que a web quest seja um forma tecnológica,porém lúdica de trabalhar um tema a ser estudado de uma forma diferenciada, prendendo a atenção do individuo através das tarefas estipuladas, além de fornacer fontes de pesquisa.

  3. Kelly Licenciatura Says:

    Após a leitura do exemplo, compreendi que Webquest é um recurso que pode abordar várias áreas de interesse e pode ser adaptado a várias faixas etárias. Dentro da webquest o aluno tem a possibilidade de escolher qual “tema” lhe interessa mais e a partir pesquisar para chegar a uma solução para as tarefas, questões e atividades propostas, para isso ele deve ler sobre e entender,para poder concluir a atividade.

  4. José Says:

    Ao contrário da WebGincana, que permite para cada pergunta uma resposta única. A Webquest tem como princípio uma pesquisa mais apurada para a solução de uma situação problema. Assim, ela exige dos participantes, um bom domínio de linguagem, criatividade e argumentos capazes de convencer o interlocutor.

  5. Karina Cheganças Says:

    A web quest é um maneira de pesquisar “brincando”, não é só a parte teoria, mas tambem uma forma utilizar a sua criatividade, para montar outros tipos de artificios, para que os alunos consigam aprender sem ficar só na leitura básica.

  6. Paulinho Licenciatura Says:

    Webquest é uma maneira diferente de se estudar temas variados, de uma forma, muitas vezes, descontraida e incomun, utilizando-se da internet como meio de interação entre o aluno e o tema abordado.

  7. Miryam Adachi Says:

    A webquest é um método de aprendizagem através de informações da internet de forma objetiva e para realizar as tarefas é preciso trabalhar em equipe.

  8. Vanessa Carvalho Says:

    Eu entendi como sendo uma webquest uma ferramenta para a aprendizagem utilizando os recursos da internet e com isso estimulando a criatividade e a capacidade de investigar assuntos diversos. É uma forma divertida de se obter o conhecimento que atrai os seus participantes.

  9. jefferson 200702215 Says:

    Com base nos estudos na WebQuest, concluo, que é um tema de trabalho mais atraente, onde é exigido não só a capacidade de respostas rápidas, mas a criatividade e um outro olhar de “mundo”. O jovem ou quem estiver realizando a WebQuest, tem uma função de ver um mundo, pelo ponto de vista do inseto, do animal ou do que estiver sendo passado como tema de WebQuest. Ou seja, ela, aprenderá, a refletir, a se questionar, alguns atos feito pelo o homem.

  10. Jaqueline da Silva Santos Says:

    É uma metodologia de pesquisa que utiliza os recursos da Tecnologia de Informação. Este método contribui para o desenvolvimento educativo, além de estimular a criatividade e promover trabalhos em equipe.

  11. José Says:

    Ao contrário da Webgincana, que permite respostas únicas para cada pergunta. A Webquest procura trabalhar com a pesquisa mais apurada, para que o aluno construa argumentos na solução de problemas.

  12. Cilene Crisitna Camacho Ribeiro Says:

    A Webquest é uma atividade que alem de divertir faz com que trabalhe em cooperação, interação de rescursos da internet, ocorrendo uma investigação orientada e um interesse pelo assunto proposto e solução para questões propostas. Portanto deve ser escrita de forma clara para que possa haver um bom entendimento, dinamica e criativa.

  13. Gledison J. T. Rocha(Licenciatura) Says:

    Oi Professor Jarbas!
    Concluo que webquest é o uso de tecnologia da informação para fins educacionais, por meio de recursos que a tecnologia educacional atualmente oferecer, em especial a internet, via questionários on line, design virtual, pesquisa em sites de busca, investigação cooperativa por chats/msn, o educador propõe aos alunos uma maneira diferente de conduzuir e motivá-los a aprender determinado assunto/matéria proposto, e a webquest comporta todas essas ferramentas para interação educador-aluno-ação-construção do saber.
    Abraço,
    Gledison J. T. Rocha
    R.A: 943020565, turma licenciatura USJT, sexta-feira às 17:20 horas

  14. Danilo Says:

    A web quest para mim, é uma ferramenta interativa e criativa do aluno adquirir conhecimento, através da web quest o aluno acaba adquirindo o conhecimento através de uma nova linguagem, diferenciada dos métodos tradicionais de ensino.

  15. Michele Says:

    A Webquest é um meio de comunicação pelo qual o indivíduo interage com propostas de atividades criativas, que envolvem a sociabilidade entre os membros do grupos, sendo esses responsáveis pelas pesquisas e a construção no processo de ensino-aprendizagem.
    Percebi que a Webquest dos insentos é voltada para uma determinada série do ensino fundamental, uma vez que trata de forma lúdica com o uso de desenhos e os estilos das formas, cores da fonte, etc..
    É um método que possibilita a argumentação e o pensar das crianças. É necessário um vocabulário adequado para que o educando consiga entender, pois, dessa forma, o educador conseguirá atingir os seus objetivos daquela aula.

  16. jarbas Says:

    Pessoal,

    Para registro, listo aqui as palavras chaves que meus alunos sugeriram numa definição de WebQuest:
    * Criatividade
    * Cooperação
    * Interatividade
    *Uso de TIC em educação
    * Pensar sobre o outro
    * Método de pesquisa
    * Pensar/Argumentar para resolver problema
    * Interesse
    * Dinâmica
    * Contribuir
    * Descontração
    * Lúdico
    * Investigação
    * Construção do saber
    * Trabalho em grupo
    * Con-tribuir
    * Descontração
    * Lúdico
    * Investigação

    Jarbas

  17. Rene Says:

    Webquest é uma ferramenta que pode ser utilizada de inúmeras maneiras, e tratar de vários assuntos. Além disso, é uma forma eficaz de trabalhar alguns conteúdos, estimulando a curiosidade das pessoas para assuntos normalmente considerados monótonos através de diversas tecnologias existentes.

  18. Berenice Says:

    Acredito que a WebQuest seja uma forma de aprendizagem criativa, pois permite que os alunos, por meio da internet ou outros meios de pesquisa, busque e descubra informações acerca do tema proposto, levando em consideração o que mais lhe interessa dentro da proposta feita. Diferente da WebGincana, que pede respostas fechadas, a WebQuest dá espaço à pesquisa e à aquisição de informações mais sólidas, sempre por meio da diversão e podendo ser modelada de acordo com o assunto e a faixa etária do público alvo. A Webquest permite que o aluno tenha mais interesse em pesquisar, já que as tarefas propostas o direciona à procura da informação e aflora a curiosidade.

  19. Ilza Macario Says:

    Webquest é uma ferramenta criada para ensinar um determinado assunto ao aluno de forma divertida por meio da internet. O aluno trabalha em grupo, interage com seus colegas, produz e ao mesmo tempo aprende mais sobre o assunto. Além disso desenvolve produção de texto, discurso, artes, e nesta webquest em especial, o aluno colocou-se no lugar do outro, promovendo uma evolução no adulto que se forma.

  20. Etiene de Farias Macedo Says:

    Creio, que a webquest é um método que o individuo explora por meio de informações de vários assuntos seja pesquisado na internet, ou em outro lugar que não seja acessível a todos, em um processo de interação com os demais, em um momento criativo e inovador ´para várias faixas etárias

  21. Fabio Amorim Says:

    A webquest poder ser uma atalho muito divertido principalmente para varios niveis de ensino, tanto quanto as crianças quanto os proprios adolescentes. Assim fazendo da internete uma busca que dará ao aluno um grande prazer e facilidade para a busca.

  22. Rafaela Cirillo Barricelli Says:

    Boa noite, prof. Jarbas.

    Com relação à webquest dos insetos, tudo o que tenho a dizer é que é realmente surpreendente, pois faz com que as crianças vejam o espaço virtual não só como um ´´local´´ de lazer, mas também como um meio de aprendizado e, ao mesmo tempo, diversão.
    Abraços,
    Rafaela (licenciatura)

  23. Etiene de Farias Macedo Says:

    A webquest é um método que o individuo explora por meio das informações de vários assuntos seja pesquisado na internet, ou em outro lugar que não seja acessível a todos, em um processo de interação com os demais de forma criativa e divertida

    licenciatura

  24. Daniela Miranda (Licenciatura 17h20) Says:

    Pelo que entendi após a leitura deste textos e do outro sobre webquest percebi que a Webquest permite explorar mais as respostas de cada questão, ao contrário da web gincana que exige uma resposta única. Assim permite aos alunos elaborarem melhor suas respostas e pode servir bem apra uma aula de português, por exemplo, para avaliar a redação e argumentação dos alunos.

    Daniela (Licenciatura 17h20)

  25. Jéssica Fabre Says:

    A Webquest é um recurso para o professor que poderá auxiliar muito na transmissão de informações a serem transformadas em conhecimento.
    Acredito que é uma forma do aluno aprender e interagir com o tema abordado, ao mesmo tempo que se diverte ao realizar as tarefas.

    Boa Noite…

    Jéssica Fabre
    1APGN

  26. Rafael Borges ( 1APGN) Says:

    Boa noite profesor.

    Pela leitura da webquest dos insetos e verificação da mesma, pude perceber que ela é mais do que uma ferramenta, pode ser visto como um material didático, que em primeiro lugar leva o aluno a se concientizar da importancia da tecnologia no seu preocesso de aprendizagem e em um segundo momento, permite ao educador, utilizar da mesma para diversificar a forma de ensinar, uma vez que se luta tanto por uma educação diversificada, onde o aluno seja pesquisador.
    Enfim, a webquest é a junção da tenologia e imaginação, dando assim um maior suporte para educação.

  27. Daniela Says:

    Com a leitura do texto pude conprender que para ter uma webquest boa é preciso ter bons conhecimentos de planejamento, comunicação e programação.
    A webquest é uma atividade didática, quem tem como objetivo estimular
    a criatividade e desenvolver a pesquisa em sites da Internet.
    utiliza-se problemas ou situações do dia a dia para despertar o interesse, permite aos alunos transformar a informação e compreendê-la de uma forma divertida e diferente.

  28. Anna Paula Says:

    Ao ver o trabalho realizado, entendi que a Webquest permite ao aluno respostas mais elaboradas para as perguntas apresentadas, o trabalho é muito bem elaborado e de fácil entendimento para as crianças, público ao qual a atividade foi proposta.
    Uma maneira diferente e divertida das crianças aprenderem assuntos novos, e mostrarem sua criatividade, raciocínio.

  29. Fabiana Nunes Pedagogia Says:

    Para obter esse sucesso na web quest dos insetos, pela pequena leitura que temos,podemos perceber os bons conhecimentos e agilidade do autor.A importância da web quest foi tão sensacional o material ,foi traduzido,mas continua a referência ímportante .Isso tudo se relaciona a super oportunidade que obtemos para desenvolver as crianças na tecnologia que temos hoje,e tudo houve uma comunicação e a união de cada ser humano.

  30. Amanda (Pedagogia) Says:

    Achei bem interessante, já que é simples e direta, ótimo para desenvolvimento e conhecimento das crianças.
    Concerteza alcançou seus objetivos, fazer com que as crianças aprendessem brincando, se divertindo.

  31. Angela Says:

    A webquest faz com que o aluno escolha um tema é faça uma pesquisa sobre esse assunto e com isso consiga realizar as atividades propostas. Ela estimula a atividade em grupo, porque após pesquisa será necessário que os integrantes discutam as informações encontradas.

    Angela Vicente – Pedagogia

  32. Ana Cláudia (Pedagogia) Says:

    Boa noite professor Jarbas, sinceramente gostei da muito da web quest sobre os insetos. aliás, até pude rever alguns conceitos meus sobre esses animais, rs.
    Acredito que para as crianças isso é um recurso muito interessante a ser utilizado, pois soma-se a internet (tão presente em nossos dias) com o conhecimento a ser transmitido para o aluno.
    A escolha do tema também é importante e nesse caso gostaria de salientar que os insetos causam um certo tipo de “repulsa” para muitos, incluindo as crianças, portante utilizou-se de um método que tratasse desse assunto de uma forma ludica, sem deixar de passar os objetivos principais dos educadores.

  33. Gideane Pereira (Pedagogia) Says:

    A Webquest é uma maneira de fazer o aluno se interessar pelo conteúdo através de jogos e brincadeiras. Por meio dessas atividades o educando também aprende a ser dinâmico e critico, e ao invés de ter que colar a resposta do amigo ao lado, utiliza os recursos que a internet dispõe, para descobrir enigmas com maior qualidade.
    Com essa atividade o estudante aprende a reunir diferentes saberes para solucionar problemas, e com essa cooperação de saberes ele chega à conclusão de que a web tem uma grande cooperação no seu aprendizado.

  34. Aline Borges - Pedagogia Says:

    A WebQuest é uma forma de aprendizagem divertida para as crianças.. Por meio dela a criança será capaz de compreender o tema brincando e usando sua criatividade.

  35. Jéssica Says:

    Oii Profº

    Achei muito interessante a Web Quest, e me interessou muito, mais do que a Web Gincana, pois gosto de perguntas e respostas.
    O web quest faz com que os alunos tenham que criar as suas variadas respostas, com isso ajuda muito na sua escrita e desenvolvimento de sua fala . E não deixando de lado a diversão.
    Gostei muitooo!

  36. Kesley Umbelina Silva Says:

    A Webquest é uma forma de avaliação onde a criança interaje muito mais, por meio de atividades, que prende a atenção e a diverte. E com isso faz com que ela adquira um conhecimento muito grande sobre o assunto abordado.

    Kesley 1ºAPGN

  37. Fabiana de Freitas 1APGN Says:

    Achei bem interessante a proposta da Webquest dos insetos,escrito de maneira bem clara,típico para crianças do ensino fundamental.Uma maneira bem divertida de mostrar as crianças a importância dos insetos no meio ambiente,e também muito interativa,invertendo o ponto de vista delas,que geralmente pensam que são só insetos nojentos sem utilidade.

  38. Cristiane Matos da Silva Says:

    A webqueste é uma forma mais fácil e dinamico de trabalhar com as criança da educacão infantil usando a tecnologia, pois é mais voltado para o lúdico da criança, onde a ela pode explorar os conteúdos de maneira interativa. E o professor tem a possibilidade de avaliar os conhecimento dos alunos e colher imformação para transformar em mudanças qualitativa.

    cristiane 1º:APGN

  39. Jaqueline (Pedagogia) Says:

    Entendi que Webquest é uma forma criativa de aplicar uma atividades, fazendo com que o aluno tenha mais motivação para desenvolver o que foi proposto podendo interagir com a internet, fazendo pesquisas.

  40. simone da cruz silva Says:

    Web Quest é uma atividade que o aluno descobre novos conhecimento e interage cada vezem .Ummeio de avaliar o conhecimento da criança através de figuras ou ilustração.
    Por meio das informações passadas o alunos descobre novos conhecimento e interage cada vez mais.

  41. Ana Paula V.(pedagogia) Says:

    O webquest é uma ferramenta que falicita aprendizagem no alunos,fpois é critativo e divertido. uma ferramenta interativa e criativa do aluno adquirir conhecimento.

  42. Ana Paula Gomes Says:

    A webquest é uma forma de aprendizado diferenciado. Por meio dela o aluno tem a oportunidade de vivenciar o ludico. Sua descontração além aprimorar a construção de saber ajudando no progresso cognitivo de cada aluno, faz com que eles trabalhem em grupo e que se interessem muito mais pelo método de pesquisa.
    A webquest é uma dinâmica que necessita de cooperação e não de individualismo, é processo de interatividade e criatividade que encanta não só crianças, mas adultos também. As autoras da webquest conseguiram demonstrar a importância de uma webquest para uma criança.

    Ana Paula 1APGN

  43. Pryscilla Silva Says:

    A webquest é uma atividade que permite de forma objetiva, questionar incentivando uma pesquisa intensa em diversas fontes e posterior debate das respostas encontradas. É necessário planejamento, comunicação e programação para criá-la.

  44. Marina Morato 1APGN Says:

    Com base na leitura da webquest dos insetos, webquest é uma forma inovadora de se fazer um jogo de perguntas e respostas com os alunos, de uma maneira que os incentive a pesquisar e aprender além da sala de aula.

  45. Idalina Isabel Says:

    A webquets vai além de uma lista de questões a serem pesquisados na web, ela fornece a pesquisa e a interação do aluno com o tema sugerido pelo professor.
    Acredito ser uma ótima alternativa para a compreensão de temas até mais complexos facilitando assim a aprendizagem. Também pode ser usado por idades variadas, pois é uma atividade que nos convida a aprender combinando diversão, leitura,entusiasmo, reflexão, pesquisa, conflitos e também o trabalho em equipe, atitudes e sensações que se encaixam em qualquer público.

  46. Maria Regina 1º APGN Says:

    Webquest é uma ferramenta em que o professor, poderá usar para que os alunos aprendam de forma diferente para fazer pesquisa e assim aprender sobre vários assuntos. E por meio dessa atividade provocar o enteresse por diferentes asssuntos.

  47. caroline moreira(Pedagogia) Says:

    A webquest proporciona para os alunos novos conhecimentos sobre determinados assuntos para pesquisem e aprendam de forma prática.
    Está atividade proporciona para os alunos novos conhecimentos aprendendo pesquisando .
    É uma avaliação que faz com que as crianças interajam para conseguir resolver o que se pede. Assim o aluno vai adqurindo novos conhecimentos pesquisando e aprendendo é uma avaliação que deveria sempre ser aplicada para que cada dia os alunos aprendam temas que fazem parte da nossa vida.

  48. Maria Tereza Stancioli Says:

    Olá Professor Jarbas,

    Lí seu post sobre a WebQuest dos Insetos e me lembrei do sucesso da minha Detetive4Rodas. Lembra?
    Sabia que ela está sendo muito utilizada por esse Brasil afora?
    O novo link está aí:

    http://www.tereza.stancioli.nom.br/Detetive_4Rodas/index.htm

    Pode divulgar!!! rsrsrs
    Abraço
    Tereza

    • jarbas Says:

      Oi Maria Tereza,

      Muito bom te ver aqui no Boteco. Detetive 4Rodas está muito bonita. Vou incluí-la como exemplo para meus alunos.

      Vi a data do tabalho, 2002. Quanto tempo, hein? Saudade daquela turma que fez curso a distância sobre WebQuests que coordenei na Escola do Futuro. A experiência é inesquecível. Nuitos dos trabalhos eram de alta qualidade. Pena que os autores não tiveram o seu cuidado de manter a obra.

      Abraço grande,

      Jarbas

  49. ANDRE MILITAO DE LIMA 200811407 Says:

    Webquest é criatividade, cooperação, interatividade, pensar/argumentar para resolver problema, descontração, construção do saber, trabalhando diversos assuntos, formando um produto atrativo, uma ferramenta que pode ser utilizada na educação.

  50. Paula Catalan da Silva (pedagogia) Says:

    Descobri que por trás de uma webquest há pesquisas aprofundadas no assunto escolhido e requer muita concentração para produz-lá de uma forma que disperte o interesse das crianças. É uma atividade lúdica, em que a criança aprende e interage com aquilo que está aprendendo.
    Adorei!

    Beijos Paula C.
    201013595

  51. Mariana Pachioni 1º APGN Says:

    Vejo a webquest como um meio de estimular o aluno a buscar resultados através de pesquisas na internet de uma maneira diferente e divertida, além de ser uma ótima alternativa para o professor inovar dentro de sala de aula e ao mesmo tempo garantir a aprendizagem de seus alunos.

  52. Fernanda Domiciano (1APGN) Says:

    Após a leitura da webquest dos insetos, compreendi que a webquest é uma atividade didática, com o objetivo de estimular
    a criatividade, e tem como princípio a pesquisa. A Webquest também é uma forma de avaliação, pois o aluno através das pesquisas vai adquirindo mais conhecimentos sobre o tema proposto.

  53. Geyse Priscila. Says:

    Bom, Webquest é um método de estimular o ensino dos alunos, em forma de pesquisa. Os alunos devem se aprofundar no tema que foi proposto, normalmente sendo orientado pelo professor.

  54. Eliana Franzaõ da Silva - 1º APGN Says:

    Caro Professor Jarbas

    Gostei muito da Web quest dos insetos, é uma maneira fácil e divertida para as crianças aprenderem e se interessarem pela tecnologia, para os alunos nos dias de hoje que são antenados, precisamos criar tarefas interessantes e que chamem a atenção, para que eles não percam o foco do assunto e se interesem em aprender.
    Achei mais fácil do que a Web Gincana

    Um grande abraço

  55. Suellen Says:

    Ola professor!!!

    Webquest é um recurso, que quando bem elaborado, proporciona uma enorme quantidade de informação.
    A webquest dos insetos foi muito bem elaborada, de forma dinâmica e divertida, proporcionando trabalho em grupo e fazendo com que as crianças reflitam no seu modo de pensar referente aos insetos.
    è uma modalidade que pode ser usada para todas as idades.

    respondi atrasada mas…
    Bom final de semana e feriado….

  56. Cléo Almeida de Souza Says:

    Olá professor! Não consigo acessar a webquest sobre os insetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: