Geografia com recursos Web

Já faz algum tempo que postei aqui matéria a respeito de portais que oferecem informações interativas sobre conteúdos de geografia física e política. Entre os posts publicados, destaco:

Esses meus posts foram objetos de uma conversa recente com Ricardo Carvalho, estágiario de jornalismo da revista  Carta Capital na Escola. Ricardo é mais um aprendiz de jornalismo que entra em contato comigo para conversas sobre matérias de tecnologia educacional na citada revista.

Registro todas essas informações para falar um pouquinho de blogs. Diversas vezes escrevi neste Boteco que os blogs são locais de encontro, e que os posts são convites para conversas. Nessa trilha, meus ciberamigos da Carta Capital entraram em contato comigo a partir de alguma informação que publiquei no blog. As conversas seguem caminhos diversos. Aparecem na forma de comentários. Ás vezes, continuam via telefone. Quase sempre passam por troca de mensagens via email. Eventualmente podem render mais um post. Muitas vezes viram matéria na revista, em versão impressa e on line.

O Ricardo já é o quarto estágiário da Carta Capital com quem converso de vez em quando. Não tive o prazer de vê-lo pessoalmente, assim como nunca me encontrei com os demais estagiários que o precederam. É quase certo que jamais saberia da existência desses meninos talentosos se não fosse autor de um blog. Mas, minha atividade na Web acaba gerando oportunidade de cooperar com estudantes que estão experimentando fazeres profissionais pra valer.

Atualmente, minhas conversas com estágiários de jornalismo ganham maior interesse. Desde o ano passado estou dando aula de Filosofia para alunos de Comunicação Social. Assim, conversas com estudantes que precisam preparar matérias sobre uma de minhas áreas de conhecimento – tecnologia educacional – são sempre um prazer e um modo de saber mais sobre os jovens que escolheram o campo da informação como destino profissional.

Se você está pensando em publicar um blog, o exemplo aqui registrado ilustra um  dos resultados que podem acontecer a partir de seus convites para conversas no ciberespaço. Na história que estou contando, fica claro que uma mensagem (post) pode desencadear muita prosa sobre o assunto e criar oportunidades para que você exerça uma nova forma de fazer amigos por meio de papos cibernéticos. Em alguns casos, esses papos podem até ter um complemento numa rodada de chope em algum boteco decente.

Falta uma informação final. A partir de um papo inicial comigo, o Ricardo produziu uma reportagem interessante sobre Internet e ensino de Geografia. Vale a pena ver o matéria que ele escreveu. Para tanto, clique no link que segue.

2 Respostas to “Geografia com recursos Web”

  1. Brasil - Brazil | Novo Telecurso – E. Fundamental – Geografia – Aula 41 (1 de 2) Says:

    […] Geografia com recursos Web « Boteco Escola […]

  2. katia lucietti Says:

    Olá, sou professora de dança/teatro e adorei a diversidade do blog de vocês. Gostei do nome “boteco escola”, achei criativo e dinãmico.
    Um abraço.

Deixe um comentário

