Leitura de Texto – Educação e Sociedade

Hoje descobri que um outro programa que gravei para a Univesp está no ar. Trata-se de Leitura de Texto – Educação e Sociedade. Salvo engano, este foi o primeiro vídeo que gravei para a série.

Ao elaborar roteiro que iria orientar minha fala, tentei utilizar uma comunicação bem coloquial. Por isso evitei qualquer palavrório acadêmico. Fazer isso não é fácil. Tenho a impressão de que sempre se espera que façamos discursos “intelectuais”. Qualquer conversa que utilize um vocabulário muito comum será considerada pouco profunda.

Na tentativa de ser coloquial, acho que cometi certos deslizes em termos de elegância oratória. Minha fala tem repetições desnecessárias e certas construções de pouca beleza. Ao rever o vídeo, pensei: “eu podia ter evitado isso” ou ‘”ficaria muito melhor se eu …”. De certa forma, este foi o preço pago para que o programa tivesse uma cara de espontaneidade, pois decidimos não utilizar um texto pronto e o teleprompter para que eu construísse um discurso bem comportado e artificialmente mais elegante.

Águas passadas. O vídeo está aí. Foi uma oportunidade maravilhosa de aprendizagem. Aproveito a ocasião para agradecer as precisosas lições de “como fazer TV” da equipe de produção da Univesp.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: