Aldeia Global

Esta é Itirapuã, cidade onde fui registrado (nasci na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, numa casa de meieiro de café). Na época de meu nascimento ela ainda não era cidade, era apenas distrito de Patrocínio Paulista

Hoje comecei a buscar informações sobre Mario Kaplún. A busca teve como ponto de partida um pio de @tiscar, jornalista, educadora e blogueira de Espanha. No pio, Tíscar recomendou como indispensável o livro Una Pedagogía de la Comunicación, obra do Mario, disponível na Web para leitura e cópia. Os pios da minha concidadã da blogosfera costumam indicar ótimas fontes. Além disso, o sobrenome do autor me chamou atenção. Saberes del Ócio o Saberes del Trabajo?, livro meu publicado em espanhol pelo Cinterfor, foi prefaciado por um Kaplún, professor da Universidade da República do Uruguai. Por alguns segundos cheguei a pensar que se tratava da mesma pessoa. Depois me lembrei de que o autor daquele prefácio se chama Gabriel Kaplún.

Na busca por Mario Kaplún encontrei alguns vídeos. Pude então vê-lo, escutá-lo e e conhecer suas idéias no campo da comunicação e educação. Veja esta entrevista do Mario;

Mas restava uma dúvida: qual a relação entre Mario e Gabriel Kaplún? Em pouco tempo, graças às poderosas virtudes buscadoras do Google, descobri que Gabriel Kaplún é o filho mais velho de Mario Kaplún. Não parei a busca com essa descoberta. Quis saber o que Gabriel anda fazendo na área de educação. Entre outras coisas, fiquei sabendo que ele escreveu um livro sobre novas tecnologias: Aprender y enseñar en tiempos de Internet: Formación profesional a distancia y nuevas tecnologías. Essa obra de Gabriel Kaplún está disponível na Web.

Esta conversa sobre Mario e Gabriel Kaplún mostra um mundo cada vez menor, onde a gente encontra gente de toda parte do mundo em pouco tempo. Fica parecendo que os dois autores citados, assim como a Tíscar, moram na mesma quadra que eu. Essa quase intimidade entre mim, os Kaplúns e a Tíscar tem cara de conversa de moradores de uma cidadezinha como minha Itirapuã, um aglomerado urbano que não chega a três mil habitantes. Chegamos finalmente à Aldeia Global pintada por McLuhan .

Esta conversa aldeã tem outros personagens. Faz pouco mais de um mês que encontrei, na Web, Liv Mejelde, pesquisadora norueguesa da área de educação e trabalho. Eu conhecia um excelente artigo dela, From Hand to Mind, publicado no livro Critical Pedagogy & Cultural Power. Esse escrito da professora Mjelde está entre as referências do meu livro publicado pelo Cinterfor. Talvez, por causa disso a autora andava à minha procura.

Liv não me encontrou porque não tinha meu novo endereço eletrônico. Buscou outras maneiras de falar comigo. Entrou no Google e encontrou o Primeiros Mil Microcontos. Deixou lá, em comentário para um dos posts, mensagem dizendo que gostaria de fazer contato comigo. Demorei a ver a mensagem dela, pois aquele blog não anda muito ativo. Mas, assim que vi a solicitação de contato, escrevi para ela. Neste último mês conversamos bastante, trocamos figurinhas e prometemos cooperar numa área de interesse comum: educação tecnológica. Tudo via Internet. Se bateu alguma curiosidade sobre quem é Liv Mjelde, indico aqui uma obra dela: The magical properties of workshop learning. Se você ainda não está satisfeito, veja a Liv neste vídeo

Pois é. Liv é mais uma da turma. Vizinha. Na Aldeia Global mora na mesma rua que eu e Gabriel Kaplún. Se Liv cruzar com obras do falecido Mario Kaplún saberá apreciá-las, elas tem gosto de uma terra comum para todos nós, moradores da rua educação tecnológica dessa aldeia que até pouco tempo atrás era chamada de Planeta Terra.

Uma resposta to “Aldeia Global”

  1. Tíscar Says:

    Qué maravilla que un pio, ese pequeño silbido de 140 caracteres, te haya llevado a un libro tan interesante y a la figura de Mario Kaplún. Gracias por este post tan rico, tierno y de excelentes referencias. Gracias y un saludo.

Deixe um comentário

