Escola Moderna

Hoje me dei conta que deixei de incluir dois importantes movimentos educacionais como possíveis temas para elaboração de WebGincanas por minhas alunas do primeiro ano de pedagogia. Refiro-me à Escola Moderna de Francisco Ferrer e à Instituição Livre de Ensino, criada por Francisco Giner de los Rios.

Preciso voltar no tempo para explicar o primeiro parágrafo deste post. No início do ano propus a minhas alunas de pedagogia o desafio de elaborar WebGincanas sobre movimentos educacionais significativos e interessantes. Tais movimentos, por motivos diversos não são estudados em cursos de pedagogia nos dias de hoje. Por isso, muitos alunos se formam em educação sem ter qualquer idéia de quem foi Don Lorenzo Milani ou Celéstin Freinet. Chegam ao fim de seus estudos também sem se encontrarem com a obra de Frato (Francesco Tonucci). Pouco ou nada saberão de Barbiana ou da campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler.

Listei, no início de minhas aulas, mais autores e realizações além dos citados, mas esqueci-me completamente de dois movimentos importantes acontecidos na Espanha no final do século XIX e primeira metade do século XX. Não terei tempo para incluí-los na minha lista de desafios para este ano. Talvez eu mesmo elabore WebGincanas sobre a Escola Moderna e a Intituição Livre de Ensino. Tudo vai depender do tempo que tiver no segundo semestre. Mas, acho que é preciso convidar o  leitor desde já a visitar ou revisitar essas duas fantásticas experiências educacionais acontecidas na terra de Cervantes. Para tanto, deixo aqui indicações de dois vídeos.

O primeiro vídeo faz um bonito registro da Escola Moderna. Veja-o com atenção e repare que muita coisa que queremos hoje para a educação já era parte do sonho da Francisco Ferrer.

O segundo vídeo é uma produção poética e coloca Francisco Giner como o narrador da história da Instituição Livre de Ensino. Cabe observar que uma das realizações da Instituição, as Jornadas Pedagógicas, utilizou-se com muita competência dos recursos tecnológicos da época (discos e cinema).

Deixe um comentário

