Diego ou Jacó?

Casal novo. Vai nascer o primeiro filho. Muitos palpites para nomear o pimpolho. A mãe quer que ele se chame Diego. O pai, seguindo tradição de família, quer que o menino se chame Jacó, nome do avô. Amigas da mãe fazem outras sugetões: Santiago, Jacques, Tiago.

Você já deve estar desconfiado que toda essa discussão tem base frágil. Todos estão falando de um mesmo nome. Diego, Jacó, Tiago, Santiago, Jacques são variações de Jacob.

Faz tempo que li em algum lugar que Jacó ou Iacó foi sofrendo acomodações fonéticas no idioma espanhol. No princípio falava-se de Santo Jacó. Tempos depois, Sant’ Iacó. E os meninos nomeados para homenagear o santo ou eram Jacós ou eram Iacós. Alguns incorporaram o título de santo no nome, viraram Santiacós, com abrandamento posterior para Santiagos. Para outros, os genitores dispensaram o santo, ficaram Tiagos. Mais abrandamentos aconteceram. Chegou-se então a Diegos. Tudo raça de Jacó ou Jacob.

Toda essa conversa, muito própria da cultura inútil, me veio alguns dias atrás quando me perguntei por que a tradução de Jacques do francês para o português é Tiago. Tive uma inspiração súbita. Lembrei-me da matéria lida sobre o destino de Jacó no idioma de Cervantes e fiz a necessária ponte. Certamente, em processos de acomodação fonética, Jacob foi se transformando em francês até chegar a Jacques. Faça as necessárias conversões: Jacques é o resultado de uma longa história do idioma de Racine.

Além de registro de minhas divagações sobre Diego e Jacó, escrevi este post para mostrar como é pobre a escolha de nomes para as nossas crias. Pensamos apenas em sonoridade. Ignoramos significado. Dispensamos história. Uma pena.

6 Respostas to “Diego ou Jacó?”

  1. Marli Says:

    Oi Professor Jarbas
    Tem razão. Às vezes até a sonoridade é um desastre. Mas o nome do meu meu primeiro filho eu escolhi também pelo significado. Tadeu: aquele que louva. o Segundo, Leonardo, que tem a força de leão. Já trabalhei com meus alunos essa questão do significado dos nomes e suas histórias . Abraço!

  2. jarbas Says:

    Marli,

    Você é um caso raro. Nós gostamos mesmo é de nomes sonoros.

    Muitas pais colocam em sua filhas o nome de Jacqueline. Mal sabem que Jacqueline é a forma feminina para Jacques, o Jacó francês. Se fossem bem informados, esses pais colocariam em suas princesas o nome de Jacobinas…

    Abraço, Jarbas.

  3. Margarete Barbosa Says:

    Oi Jarbas!

    Muito interessante a postagem. Você postou em ‘bobagem’ e eu discordo, porque acho importante pensar nos nomes de ‘nossas crias’.
    É uma postagem que parece ‘ter sido feita para mim’. rs rs rs
    Explico: estou gestante de 4 meses e já estamos escolhendo os nomes. Na verdade já escolhemos: se menino, será Ulisses; se menina, será Juliana.
    Por essa novidade você não esperava, não é mesmo?
    Um super abraço!
    Margarete Barbosa

    • jarbas Says:

      Oi Margarete,

      Fantástico! Vem aí um herdeiro. É vida para que vocês mais apreciem a vida. Curtam tudo. O antes. O nascimento. O depois. Fico aqui torcendo e aguardando mais notícias. Cumprimentos para você e o maridão. Abraço, Jarbas.

  4. Lilian Starobinas Says:

    E é por todas essas coisas em comum que Santiago de Compostela, em francês, é conhecido como Saint Jacques D’Compostela!
    abços

  5. People Pc Internet Says:

    Muito interessante a postagem. Você postou em ‘bobagem’ e eu discordo, porque acho importante pensar nos nomes de ‘nossas crias’.É uma postagem que parece ‘ter sido feita para mim’. rs rs rsExplico: estou gestante de 4 meses e já estamos escolhendo os nomes. Na verdade já escolhemos: se menino, será Ulisses; se menina, será Juliana.Por essa novidade você não esperava, não é mesmo?Um super abraço!Margarete Barbosa
    +1

Deixe um comentário

