Uso original de blog

Os usos de blogs mudaram muito com o tempo. Quase sempre os diários eletrônicos foram utilizados como repositórios de crônicas (histórias no tempo), imitando os velhos diários de bordo (logs). Mas, há outros usos que fogem muito do modelo predominante. Usos originais. Vou contar algo sobre um de tais usos. Antes disso, porém, preciso falar um pouquinho sobre Edgar Morin

Morin, conhecido filósofo francês, já percorreu muitos caminhos como intelectual. E um desses caminhos aconteceu no campo da comunicação social. No início dos anos de 1960, Edgar Morin escreveu um livro sobre comunicações que se tornou um clássico: Cultura de Massas no Século XX: O Epírito do Tempo. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Forense em 1967. Estudantes de comunicações, meus amigos da ECA e da FAAP, leram o livro em questão e tinham Morin como um de seus gurus.

Em 1968, Morin veio ao Brasil para uma reunião da UNESCO sobre meios de comunicação. Estudantes da área formaram uma corte juvenil que acompanhou o intelectual francês durante todo o tempo de sua estada em São Paulo. Além disso, organizaram encontros para que Morin pudesse conversar com jovens brasileiros. Um desses encontros, cujo objetivo era o de mostrar para o convidado um painel sobre os grupos de esquerda do movimento estudantil brasileiro, foi organizado por meu amigo Mario Luiz Thompson (na época estudante de jornalismo na FAAP e presidente do centro acadêmico da escola). Tive o privilégio de ser um dos convidados. Acabei ficando fã de Morin e, numa outra ocasião, integrei a entourage que foi jantar com ele numa lanchonete do Shopping Iguatemi. Comprei e li o livro dele sobre cultura de massas. Para mim, hoje soa estranho ver Morin tão badalado pelos educadores. Para mim ele sempre foi um bom comentarista de Hegel e um analista muito competente dos meios de comunicação.

Como diz um amigo meu: “cairam muitas folhas do calendário”. De quarenta  e um calendários, para ser exato. E eu voltei a me encontrar com a tribo da comunicação social. Comecei, ano passado, a dar aulas para o primeiro ano de cursos de tal tribo. Planejei propor algumas coisas que mostrassem vinculação da filosofia com comunicação. E uma das propostas foi a de solicitar leitura de Cultura de Massas no Século XX. Mas, não fiz isso de modo acadêmico. Pedi a cada grupo que escolhesse um dos capítulos para estudo. Pedi mais. Pedi aos meninos e meninas que tenho o privilégio de ter como alunos para produzir comunicações criativas sobre o capítulo estudado. Eles entenderam o recado. Produziram vídeos interessantes, fizeram performances teatrais, criaram músicas (composisões originais e paródias), sintetizaram o assunto em poemas. Nada acadêmico. Alguma zoada. Alguma farra. Muito show. E, certamente, muita aprendizagem.

Repeti a dose este ano. Os resultados foram parecidos com os de 2009, com algumas novidades. Uso original de blog foi uma delas.

Para apresentar resultados de seus estudos, um grupo dos meus alunos do campus da USJT no Butantã criou um blog. Eles estudaram o capítulo XIV, O Amor, do livro do Morin. Para exemplificar as observações do filósofo sobre o tema no cinema, selecionaram segmentos de diversos filmes. Para comunicar seu entendimento sobre os temas abordados no capítulo, produziram posts. Em poucas palavras, criaram um blog que mostra ótima compreensão de O Amor na obra de Morin. Como professor, em nada colaborei para a solução encontrada. Meus alunos criaram com inteira liberdade uma solução que pode servir de exemplo para professores e estudantes interessados em fazer algo parecido.

Falta apenas o principal: indicar onde é possível ver o blog-síntese dos meus alunos. Aqui vai a indicação:

Anúncios

Uma resposta to “Uso original de blog”

  1. Carla Sacrato Says:

    Fiquei muito feliz que o professor considerou nosso trabalho criativo ao utilizar o blog.
    A principal forma de comunicação atualmente vem sendo feita através da internet. E os blogs se tornaram importantes nesse processo pois é de facil acesso, e qualquer pessoa pode criar um e divulgar suas ideias.
    Esse é o primeiro de muitos trabalhos que Jéssica, Tony, e eu pretendemos realizar de forma original e satisfatoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: