Pedagogia do cuidado

Como sabem, ando levantando referências sobre a Escola de Barbiana e Don Lorenzo Milani. Um dos materiais que encontrei foi a belíssima canção I Care, de Aleandro Baldi. Já postei aqui link para a citada canção no Youtube. Não consegui, na ocasião, copiar versão que pudesse ser vista e ouvida diretamente no Boteco.

Encontrei agora uma nova versão de vídeo, feita no México. Essa versão tem uma vantagem: apresenta tradução do poema de Aleandro Baldi para o espanhol, idioma mais fácil para nós que o italiano. Assim, é possível ouvir a belíssima melodia e, ao mesmo tempo, acompanhar a história de uma volta de Don Milani à sua escola.

O título deste post reflete a idéia do educador de Barbiana de que é preciso educar com cuidado. Ou seja, é preciso educar dando apoio e ensinando companheiros a apoiarem-se mutuamente. É preciso preocupar-se com o outro. Mas essa preocupação não deve ficar nos sentimentos. Ela deve gerar ação. Ela deve ser o começo de um importar-se com o outro atendendo suas necessidades, dando-lhe ajuda efetiva, favorecendo seu crescimento.

Segue aqui a versão de I Care feita no México, com legenda em espanhol.

Anúncios

13 Respostas to “Pedagogia do cuidado”

  1. Onofre Crossi Filho Says:

    A prática da ajuda mútua na formação e educação da pessoa é bem anterior à proposta construtivista que se apresenta como desafio prático ao educador contemporâneo. Talvez estejamos historicamente compreendendo com exemplos como o de Don Lorenzo Milani que teorias de ensino precisam conter essa semente do empenho pessoal, do importar-se com o outro e agir em seu benefício, da necessidade de aprender com quem aprende e de ver nele nossa própria realização.
    Obrigado por compartilhar esse exemplo conosco. Boas férias.

  2. isabele almeida Says:

    Ol´s professro Jarbas!

    estou tentando localizar o seu e-mail.

    gostaria de trocar algumas ideias sobre educação profissional.

    poderia informar um e-mail para que eu possa entrar em contato?

    obrigada!

    Isabele

    isabele_almeida@yahoo.com

  3. Tweets that mention Pedagogia do cuidado « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Miriam Salles, Jarbas Barato. Jarbas Barato said: Pedagogia do Cuidado. Vejam novo achado meu sobre a Escola de Barbiana: http://bit.ly/bnpNaw […]

  4. Rafaela Bastos Says:

    . – Saudades…
    É facil notar que a escola Barbiana, retrata uma larga experiência com o imaginário, interliga-se com os sonhos e a realidade do aluno, o que carrega algo muito interessante, pois trata-se de uma educação a muito tempo deconsiderada por todos, nunca havia sequer ouvido falar sobre a tal, que é repleta de instrumentos de ensino verdadeiramente eficazes.
    Essencialmente trabalha o respeito e companheirismo, o que diversas vezes é deixado de lado na escola convencional. Esquece-se da realidade do aluno, quando a escola deveria ser uma extensão da casa do educando.
    Já foi provado que o trabalho em grupo, tanto nas exatas, quanto nas humanas, em casa, no trabalho, na escola, o que funciona realmente é o grupo, sabendo disso é bem mais adequado experimentar essas experiencias que nos são fornecidas, para sair do senso comum e habitar novas idéias e percepções!

    1º APGN

  5. Cristiane matos da silva*1APGN* Says:

    Olá professor

    A escola Barbiana, retrata uma realidade vivida com algumas crianças, onde elas sao incentivadas, a explorar o imaginário interligando com sua realidade, porém,existem escolas tradicionais, que as crianças sonha, deseja, que alguém olhe pra elas com cuidado, apesar de tão pequenas , são seres humanos.
    Muitas vezes, as crianças são jogadas nas escola e creches, poque os pais não tem, com quem deixar para trabalhar, e namaioria das vezes, não recebe o atenção por parte dos eduicadores. Eles não tem a sencibilidade, para perceber, que aquela criança, só precisa que alguem li dá atenção, para sentir-se cuidada.
    1ºAPGN

  6. Eliana Franzão da Silva Says:

    Querido Professor Jarbas

    Muito obrigada pela sua preocupação conosco.

    Ao longo dos meus 55 anos, o senhor é o sexto eduucador que se preocupa de fato com seus alunos e sua formação. Pena que muitos alunos não entendem as exigências dos educadores quando quer que nos aprofundemos em pesquisas e que aprendamos cada vez mais para podermos crescer não só profissionalmente mas intelectualmente.

    Infelizmente no mundo que vivemos hoje, muitas pessoas não sabem o que é cuidar de si e do outro, elas vivem em seu mundinho apenas. Mas existem muitas outras como o senhor que sabe a importância do cuidar de si e do outro.

    Ainda estou procurando aquele livro do Dom Milano para o senhor, se encontrá-lo ou encontrar algum material a respeito estarei levando para o senhor em agosto.

    A canção é linda vou ver ser consigo com um amigo a tradução em português para postar no site da pegagogia.

    Boa férias para o senhor até agosto.

    Eliana Franzão da Silva – 1º APGN

  7. jarbas Says:

    Tem gente que não se habitua a fazer comentários em blogs, prefere o email. Em muitos casos, transfiro para cá o comentário. É o caso desta mensagem de uma ex-aluna:

    “Jarbas,

    Obrigada pela indicação. Vou procurar mais sobre o assunto, já que esse tipo de pedagogia dialoga com a minha essência.
    A docência não pode ser vista apenas como função profissional, se não houver envolvimento o processo certamente será pouco favorecido.
    I care… Eu me preocupo…

    Abraço,

    Lucélia”

  8. jarbas Says:

    Roldinei, meu ex-aluno, é mais um não muito afeito a comentários. Mas, mandou-me mensagem curta via email. Ei-la:

    “Valeu Professor, muito interessante a experiência da Escola de Barbiana, onde o reflexo que se tem no cuidado com o outro para mim é o diferencial, super abração.”

  9. Angela Says:

    Jarbas,

    Fica claro que para ser um grande educador não basta somente a teoria, mas a junção desta com o amor e carinho ao próximo. É saber que a educação é um ato de amor!

    Abraços

    Angela

  10. Idalina Isabel Says:

    Muito interessante.
    Essa questao do cuidado valoriza muito a educacao e acredito que pode ser muito bem utilizada nas escolas brasileiras, pois dentro da sala de aula esse e um ponto pouco explorado, mas se trabalhado com mais frequencia pode gerar otimos resultados para nossos educandos e para a sociedade tambem.

    Professor desculpe a falta de acentos, meu teclado esta desconfigurado
    =D

  11. simone silva Says:

    Oi professor.

    Muito bom este video.
    Ele tambem emociona, e assim podemos ver algumas realidade da vida.
    Para seguir essa profissão precisa ter amor aquilo que faz.

  12. Kesley U. Silva - 1ºAPGN Says:

    OI Professor!!!!!!!

    Está com saudades da nossa turma?

    Adorei o vídeo, com ele pude perceber que para exercer a profissão de professor e necessário força de vontade, determinação e acima de tudo o amor ao próximo.

    Abraços, e até daqui alguns dias.

  13. Regina Chaves Says:

    Olá, professor!!!
    Muito bom o vídeo, deveríamos no nosso cotidiano sermos mais humano ajudando sempre o próximo, como professores temos uma responsabilidade maior, preparar cidadãos com mais amor ao seu semelhante, assim tornaremos um mundo melhor, uns preocupados com a felicidade do outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: