Jacques Barzun

Li, já faz algum tempo, From Dawn to Decadence: 500 Years of Western Cultural Life 1500 to the Present , de Jacques Barzun. Qualquer hora dessas quero reler tal livro, texto ótimo e fonte indispensável para entender a vida cultural do mundo moderno. A lembrança de Barzun me veio por causa de um pio de @thbeth no Twitter.

Para quem quiser saber mais, vale a pena ler esta resenha (em português).

Fui ao Google para conferir informações sobre o historiador franco-americano. (Re)Descobri que ele nasceu em 1907. Em nenhuma parte vi notícia de seu falecimento. Provavelmente continua vivo e com 103 anos. Em 2007, amigos organizaram uma festa para seu centenário. Em 2006, ele ganhou um prêmio por suas realizações (Lifetime Achievement Award). O discurso de agradecimento pela honraria está num VT postado na Web. Barzun gravou um discurso de agradecimento que é um breve histórico de sua longa vida. Depoimento bonito e comovente. Para vê-lo, clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Jacques Barzun”

  1. T Says:

    Foi esse pio: No ensino você não pode ver o fruto de um dia de trabalho. Ele é invisível e ainda assim, talvez por vinte anos.Jacques Barzun

    Ouvi em casa o seguinte pensamento rudimentar, dito popular, coisa assim, que, um agricultor ao plantar tomates, esperava seu resultado em 3 meses, ( e seguia-se descrevendo sobre as atividades profissionais e o tempo que discorria para encontrar/ receber/ reinvindicar os resultados; e que o de professor, demorava muiito e corria o risco de nada saber sobre o que foi plantado.
    O que , ao ouvir, fazia uma analogia com a tal metáfora religiosa das sementes em terrenos férteis ou não, sobre a “palavra”!!!!!
    O professor planta com as palavras.

    Outra analogia comercial, é a que surgiu, quando dos celulares, onde “o seu é menor do que o meu”!!! onde mal comprávamos um tipo, já estava superado por um outro mais “eficiente”..

    Engraçado isso de uma coisa leva a outra!! memórias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: