Archive for 30 de junho de 2010

Ordinadors a les aules

junho 30, 2010

Acabo de receber da Editora Graó dois exemplares de Ordinadors a les aules: La clau és la metodologia. O livro, obra coletiva da Comunitat Catalana de Webequest, traz dois capítulos meus, um sobre WebGincanas, outro sobre a alma das WebQuests.

Ordinadors a les aules é um belo livro, feito com  muito carinho por um grupo admirável de educadores da Catalunha que tenho privilégio de chamar de amigos. A primeira versão da obra apareceu em catalão. Dentro de alguns meses a Editora Graó lançará versão em espanhol. Interessados em adquirir o livro podem fazê-lo via Web por meio de serviço da própria editora

Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente a Carmé Barba e Sebastià Capella, coordenadores da publicação, o convite que me fizeram para escrever capítulo sobre WebGincanas. Agradeço também o privilégio de ver meu artigo El Alma de las WebQuest, que apareceu originariamente em Quaderns Digitals, incluído no livro.

Minhas amizades catalãs nasceram há muitos anos. Quando organizei, em 2002,  as informações que integraram o site WebQuest da Escola do Futuro da USP, convidei Carmé Barba para escrever um depoimento sobre o modelo criado por Bernie Dodge. Ela atendeu a meu pedido prontamente. Desde então, mantemos contatos regulares via Web, além de eventuais encontros em Barcelona. O culpado final por tudo isso é Bernie Dodge, pois meus contatos com os educadores da Catalunha nasceram a partir de conversas sobre WebQuest, a criação genial de meu amigo da San Diego State University. Bernie, assim como eu, tem o privilégio de ser membro da Comunitat Catalana de WebQuest e escreveu o prólogo de Ordinadors a les aules.