The Rose

Hoje andei procurando versões da clássica The Rose, música de filme do mesmo nome. Minha busca tinha a ver com memórias dos tempos em que minha professora de laboratório de inglês na San Diego State University procurava “quebrar a monotomia da didática” (devo esta expressão a um aluno meu de filosofia, do antigo curso colegial ali pelos anos de 1970; infelizmente não me lembro o nome do garoto) terminando as aulas com canções gringas ou britânicas. Volto ao assunto, evitando idas e vindas ao estilo de Eu o Supremo, de Augusto Roa. Estou a falar de The Rose.

Não tenho muito o que dizer. Nos últimos anos tenho ouvido essa canção na voz de Joan Baez. Hoje resolvi ir à cata do original. Já não me lembrava mais de quem a cantou primeiro. (Re)descobri que foi Bette Miller.

Na Web há diversas fontes com a Bette Miller cantando a música que, dizem, homenageia Janis Joplin. Insiro aqui versão que encontrei no Youtube.

6 Respostas to “The Rose”

  1. Luciana dos Anjos Says:

    Boa tarde, Professor…
    Quanto tempo, não?
    Me formei em 2005, escrevi alguns comentários aqui no Boteco em 2007(re-lidos hoje e odiados), e amei saber que o Sr. continua escrevendo e apresentando, a seus eternos alunos, outras “formas” de educação.
    Só para lhe informar, hoje faço parte da Rede Municipal de Educação – Sp – e em uma das escolas que trabalho, a professora de informática é uma verdadeira apaixonada pela web…rs… me faz lembrar de seu entusiasmo em nossas aulas. E conversando descobri que ela tem interesse em blog, está auxiliando muitos professores a criarem os seus, e webquest… apresentei a ela o trabalho que realizei com vc no 2ºano de pedagogia – 2003… Nossa…
    Apresentei-lhe também o Boteco escola… e espero que vocês tenham muito que conversar.
    Agora vem o pedido… Se puder me enviar algum material sobre webquest para que eu passe para ela, vai ser apaixonante… pois ela fala com tanto entusiasmo… que me deixou apaixonada…
    Obrigada por ainda ser esse professor dedicado e amante da verdadeira e boa educação…
    Saudades…

  2. jarbas Says:

    Oi Luciana,

    Bom encontrar você outra vez neste Boteco. Antes de qualquer coisa ergo um taça em sua homenagem, esperando que seu trabalho na rede municipal seja muito bem sucedido.

    Nos últimos tempos não tenho escrito muito sobre WebQuests. De qualquer forma, se você fizer uma busca aqui no Boteco vai encontrar alguma coisa [para fazer buscas aqui basta digitar WebQuest no quadradinho “procurar neste site” que aparece quase no dos itens listados na coluna da direita [logo abaixo da relação de comentários]. Um vez digitada a palavra de busca, pressione enter, se tudo der certo aparecerá uma relação de posts que abordam o assunto. Acabo de fazer isso e vi que a lista de posts que mencionam WebQuest é bem grande.

    Entre o material listado, há um artigo que escrevi para a revista digital catalã Quaderns Digitals. Alguém que teve acesso à versão dessse escrito em português colocou, sem me consultar, o texto na Web. O dito cujo pode ser encontrado em

    http://alturl.com/n8wo

    O site que eu organizei na Escola do Futuro da Usp fois desativado (por falta de manutenção e saída da equipe que trabalhava comigo do pedaço). De qualquer forma, boa parte daquele velho site pode ser recuperada e encontrada em

    http://alturl.com/gew5

    Duas amigas e ex-alunas minhas na Escola do Futuro escreveram um livrinho sobre WebQuest: WebQuest: Um Desafio Para o Professor? Uma Solução Inteligente para o Uso da Internet, Editora AVERCAMP., 2008. Ah! As autoras são Celina A. A. P. Abar e Lisbete Madsen Barbosa, professoras da PUC.

    Acho que passei informação suficiente para o momento. No segundo semestre terei um pouco mais de tempo. Por isso, se vocês precisarem, talvez eu possa dar um pulo até a escola de vocês para um bate-papo. Entrem em contato, por favor, no final de agosto. Se puder, terei enorme prazer de colaborar (sem qualquer ônus para os cofres públicos…).

    Abraço grande,

    Jarbas

    • Luciana dos Anjos Says:

      Obrigada, professor!
      Essas são palavras que não me saem da mente, não sei porque…rs…
      O intusiasmo do diretor de EMEF – Sr. Adriano – da vice-diretora – Rosana e da POIE – Sueli – foi emocionante…
      Espero mesmo que possamos receber a sua visita e também do pessoal da Licenciatura, pode divulgar que o nossos portões estão abertos, gente de boa vontade e que desejem aprender e fazer a diferença é sempre muito bem vindo.
      Assim que possível vou mandar os endereços dos Blogs dos nossos professores para que possa visitar e palpitar… acredito que todos eles fiquem muito satisfeitos… bom mas estou falando por mim…
      A vontade de blogar não passou, mas estou como sempre, um tanto sem tempo… agora já tenho um notebook que pode andar comigo e no meu tempo livre poderei quem sabe fazer um projeto legal para iniciantes no magistério público, esclarecendo dúvidas ou coisa assim… só me falta uma conexão 3G…
      Até breve…
      Ah! vc ganhou muitos fãs, e espero assiduos visitantes…
      Abraço,
      Luciana

      • Luciana dos Anjos Says:

        Desculpe meu erro de português…
        ” O entusiasmo do diretor… ” é a frase correta…

        Abraço,
        Luciana

  3. Sueli Says:

    Olá professor Jarbas,

    Conheci um pouco a seu respeito através da Luciana e hoje, depois de sua resposta confirmei minhas impressões: trata-se de um apaixonado pelo que faz, como eu.
    Obrigada pelas informações e pela disposição em partilhar conosco um pouco de seu tempo.
    Faremos o possível para não perdermos contato, pois estamos muito interessados em tê-lo conosco assim que possa.
    Guarde uma data pra gente! Vamos amar recebê-lo.
    Um grande abraço,

    Sueli ( amiga da Luciana, sua ex-aluna e grande admiradora)

    Trabalhamos juntas na EMEF Arthur Alvim ( Escola situada na Zona Leste de São Paulo – pertencente a DRE Penha)
    Meus endereços de e-mail: suab56@yahoo.com.br ou suab05@gmail.com

    • jarbas Says:

      Oi Sueli,

      Bom tê-la neste Boteco. Vamos nos comunicando sobre possibilidade de um encontro na escola de vocês. Estou entusiasmado com a possibilidade de colaborar com projetos de escolas públicas. Fiz em 2008 um trabalho junto à rede de São Bernardo do Campo. Foi gratificante.

      Além de um papo nosso aí na EMEF, podemos examinar colaboração de alguns alunos meus da Licenciatura que precisam testar o que fazem com alunos de ensino fundamental ou médio.

      Abraço grande,

      Jarbas

Deixe um comentário

