Escola Rural

Ao elaborar o post anterior, examinei na galeria de imagens do Google algumas fotos de Little Red Schoolhouses, as famosas escolinhas de sala única dos EUA. Tais escolas eram edíficios que faziam parte da paisagem das pequenas cidades do Oeste americano – amantes de filmes de faroeste sabem muito bem disso. Eram também um elemento de destaque nas paisagens da zona rural da América do Norte.

Depois de ver as figuras correspondentes às escolas gringas, resolvi dar uma olhada na galeria de imagens para escolas rurais e verificar se encontraria algo parecido com o ícone escolar americano. Vejam o que encontrei num site português que faz um apanhado da história dos edíficios escolares lusitanos.

A observação que acompanha esta foto é a que segue:

Mas o mais comum foi as pequenas escolas rurais, de um só professor.

Logo após, os autores acrescentam as seguintes notas históricas:

Em 1933 foi aprovado um ante-projecto do plano geral para a construção destas escolas regionalizadas a serem construídas em série. Foram assim definidos sete regiões segundo os materiais e processos de construção existentes e as características climáticas: Algarve, Alentejo, Extremadura, Beira Litoral, Beira Baixa do Sul, Trás-os-Montes, e uma última que aglutina o Minho, Beira Baixa do Norte e Beira Alta. São projectos muito interessantes, com qualidade estética e pressupondo a existência de uma ou várias salas de aula.
Até 1940, contudo, poucas escolas foram construídas por iniciativa do Estado. Era sobretudo devido à pressão de influentes locais e de doações que a sua construção era autorizada.

O edifício mostrado na foto é certamente uma escola de sala única, bastante parecida o modelo da Little Red School dos EUA. Num e noutro caso, a escola única tinha apenas um professor ou professora, e na mesma sala conviviam alunos de diversas idades e diversos níveis de escolarização.

Antes que me esqueça, devo dizer que o site português que cito aqui é uma referência interessante para estudos sobre arquitetura e educação. Ele traz uma série de fotos e comentários sobre a evolução dos edíficios escolares em Portugal. Infelizmente não consegui encontrar nome de autor ou autores, nem data de elaboração do material. De qualquer forma, o estudo é, como disse, uma referência interessante. Recomendo. Para interessados, repito a seguir link para o referido estudo:

Na galeria do Google há algumas fotos interessantes de escolas rurais no Brasil. Escolhi a que segue como exemplo>

Encontrei a imagem aqui mostrada num site da UFRGS. Para quem quiser visitá-lo, indico link a seguir:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: