Escola de sala única

Nos EUA existe a mística da Little Red Schoolhouse, aquela escolinha de sala única, quase sempre presente em histórias de cinema que mostravam pequenas cidades do século XIX. Por aqui existiram também escolinhas de sala única, sobretudo no meio rural. Meu pai estudou numa escola destas por volta de 1930.

Estou lendo mais uma obra que pode iluminar reflexões sobre arquitetura e educação. Trata-se de um livrinho que historia a saga da escola única em terras do Tio Sam: Small Wonder: The Little Red Schoolhouse in History and Memory, de Jonathan Zimmerman.

No início do livrinho, Zimmerman registra uma história interessante para mostrar como a figura da Red Schoolhouse é um ícone de todas as tendências reformistas da educação nos States.

Conservadores projetam nela seus sonhos de volta a ênfase nos conteúdos e na severidade moral. Reformistas liberais vêem nela um símbolo para uma pedagogia renovada. Neste último caso, por exemplo, a figura de uma escolinha de sala única foi utilizada no lançamento do projeto No Child Left Behind. No primeiro caso, a escolinha foi utilizada na campanha de um conservador por cargo no Conselho de Educação de Rockingham County [cargos de coordenação da educação americana são objeto de eleição, daí a existência de campanhas]. Para mostrar que o governo federal ocupava cada vez mais espaço de decisão que deveria ser da comunidade local (um tema sempre muito caro para os conservadores de nosso grande  Irmão do Norte), Christofer Knight, o candidato da história contada por Zimmerman, fez uma analogia com Guerra nas Estrelas. Numa cena, que vale a pena ver, forças do Império destroem com raios cósmicos uma Little Red Schoolhouse.

A peça de campanha de Christofer Knight, denunciando consequência assemelhadas às maldades de Darth Vader, acabou indo para o Youtube e tornou-se um video hit. A produção é amadora, mas ver as forças do mal destruindo a mítica escolinha de sala única é impagável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: