Mercantilismo e educação

O significado mais comum de mercantilismo em educação está relacionado com a finalidade lucrativa das instituições de ensino privado. Critica-se muitas vezes tais intituições porque supostamente elas colocam o lucro na frente de objetivos educacionais. Essa noção está disseminada principalmente em países onde as instituições privadas ocupam muito espaço (no Brasil, por exemplo).

Em países onde predomina a oferta de educação pública em todos os níveis o mercantilismo em educação é, quase sempre, interpretado de uma outra forma. Critica-se, no caso, a idéia de que educação é uma mercadoria sujeita a leis do mercado. Nesse caso, as escolas continuam públicas, mas a educação é vista como um bem de consumo cuja importância é medida por réguas da economia.[ A obra para se ler sobre o assunto é School Commercialism, de Alex Molnar].

As idéias mercantilistas andam rondando a educação nos últimos tempos. Aplicações de modelos neoliberais (mercadistas) vem mudando práticas e discursos das burocracias que gerem a educação em todos os níveis. Nos EUA, autores como Diane Ravitch e Mike Rose, em obras recentes, examinam a questão de modo muito competente e sugerem volta aos grandes objetivos da educação.

Fiz uma longa introdução para citar trecho de El Maestro de Barbiana, biografia de Don Lorenzo Milani escrita por Miguel Marti. O educador italiano, bem antes das críticas de autores que mencionei nos parágrafos anteriores, fez uma observação definitiva sobre o desvio imperdoável de ver educação como mercadoria:

  • É comerciante quem busca satisfazer o gosto de seus clientes.
  • É professor quem busca contradizer e mudar o gosto de seus clientes. (p.27)
Anúncios

Uma resposta to “Mercantilismo e educação”

  1. Tweets that mention Mercantilismo e educação « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Fabianne Balvedi, Jarbas Barato. Jarbas Barato said: "É professor quem busca contradizer e mudar o gosto de seus clientes". (Don Milani). Mais no Boteco: http://bit.ly/d9qYaz . […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: