Computadores e arquitetura escolar

Em post passado – Ditadura da tela e TIC’s – observei que as plantas dos laboratórios nas escolas, quase sempre, ou repetem a disposição tradicional das carteiras em salas de aulas, ou alojam os equipamentos em bancadas coladas nas paredes. Minhas amigas Miriam e Conceição Rosa me disseram que a última solução segue diretriz do Proinfo. Ou seja, a entrada dos computadores nas escolas, em termos de organização do espaço, nada muda ou muda para pior.

As observações que fiz e as colaborações de minhas ciberamigas aconteceram antes que eu chegasse em página de School que faz comentários sobre espaço escolar e computadores. Hoje acabei encontrando análise em que os autores, Catherine Burke e Ian Grosvenor, registram o acontecido com o ingresso da maquinetas nas escolas. Traduzo, a seguir, trecho expressivo sobre a matéria:

[…] Enquanto isso, as escolas começaram a se transformar com o compromisso governamental em implantar aprendizagem assistida por computadores, mas nem sempre em benefício daqueles que ocupam os prédios escolares o dia todo. Salas de aula, que não foram planejadas tendo em vista usos de computadores, converteram-se muitas vezes em espaços mal arrumados e quentes [com a introdução das máquinas]. Muitos analistas afirmam que apesar da aparência de mudança, a escola permanece notavelmente intacta como instituição. (p. 154)

Ao ler o trecho acima e considerar os comentários de Miriam e Conceição, me bateu uma curiosidade. Está em andamento no Brasil o projeto UCA (um computador por aluno). Especialistas se reúnem com alguma frequência para tocar o projeto, incentivar escolas, inventar meios e modos de melhorar a aprendizagem graças àquelas maquinetas fabricadas especialmente pra o fim desejado. Minha aposta é a de que predomina em tais encontros preocupação com a tela. As maquinetas serão carregadas para salas de aula tradicionais, substituindo eventualmente cadernos e livros. Mas, mudanças ambientais que possam favorecer aprendizagens comunais não devem estar na agenda dos especialistas. Gostaria de receber comentários de quem conhece bem o projeto UCA, se possível contrariando minha aposta.

Anúncios

3 Respostas to “Computadores e arquitetura escolar”

  1. Miriam Salles Says:

    Jarbas,
    Há algumas questões mais básicas ainda na infraestrutura para o UCA que precisam ser solucionadas: um dos exemplos são tomada suficientes para carregar as baterias… você conhece alguma sala com, sei lá, 30 tomadas?
    abço

  2. Robson Garcia Freire Says:

    Olá Novelino

    Eu fiz parte da equipe do UCA na parte de projetos indicados (blog) para serem agregados ao UCA aqui do RJ. Realmente a preocupação com a arquitetura não foi muito debatida, mas foram levantadas as questões de pontos de energia, refrigeração e rede wi-fi para as escolas.

    Mas o grande lance do projeto é incentivar o uso de outros espaços da escola como espaço de aprendizagem, que pouco utilizados ou nunca são como bibliotecas, patio e outros espaços da escola por conta da mobilidade dos notebooks.

    Como tudo ainda é muito novo ajustes deverão ser feitos, e principalmente mais discutidos com os envolvidos no processo: alunos e professores. Só com esse feedback inicial e que teremos uma ideia do que poderá ser feito ou não no uso dos notebooks.

    Quanto ao projeto das salas de aula, aquele layout foi desenvolvido em 1995, portanto 15 anos atras. Ele precisa ser mesmo atualizado. Mesmo hoje há muita controvérsia em relação ao modelo adequado que valorize o que o texto Ditadura da tela e TIC’s e que contemple o uso da mobilidade.

    Boa discussão

    Abraços

  3. Miriam Salles Says:

    Jarbas,
    Esse comentário do Robson me remete a uma das primeiras coisas que pensei ao saber do UCA: “ah! se eu tivesse esse recurso qdo dava aula de ciências, para as séries iniciais, nos jardins e horta da do colégio… ia dar para fazer tanta coisa bacana!”
    abço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: