Avaliação e formação de professores

Faz tempo que acho que faltam em cursos de pedagogia e licenciaturas estudos sobre avaliação. Esse meu achar é uma intuição, baseada em conversas que tenho com meus alunos na universidade. A disciplina “avaliação” não inclui mais técnicas de como avaliar, nem a elaboração de instrumentos. Os alunos aprendem apenas a falar sobre avaliação, sem nunca analisar situações concretas de verificação de aprendizagem.

Em meus tempos de estudante aprendíamos como instrumentar a avaliação  por meio de uma disciplina chamada “Testes e Medidas em Educação”. Alguém dirá que essa velha disciplina trabalhava apenas com uma perspectiva quantitativa. Minha memória diz que tal crítica não procede. Professores que ensinavam como instrumentar a avaliação não eram apenas gente que entendia de estatística e modos de preparar uma boa prova. Discutiam finalidades das práticas avaliativas. E a gente saía do curso com certa bagagem para preparar provas com um mínimo de critério. Hoje, os alunos de cursos de formação de professores ignoram modos de avaliar aprendizagem com alguma fundamentação. Em seu ofício de professores, provavelmente darão provas que servirão apenas para atribuir notas para os alunos, não para verificar aprendizagem.

Resolvi registrar minha opinião sobre o que vem ocorrendo hoje com relação à capacitação de professores no campo da avaliação por causa de um registro sobre estudos de Bernadete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Ela, muito melhor que eu, aponta o problema da falta de conhecimento sobre como avaliar nos meios educacionais. Vale a pena conhecer o que Bernadete pensa sobre o assunto. Para tanto, clique no destaque que segue:

Professor não aprende a avaliar: uma análise de Bernadete Gatti.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: