Criatividade e Educação

No post anterior sugeri levantamentos para verificar que vídeos do TED (Technology, Entertainment, Design) podem ser utilizados em atividades educacionais. Segui meu próprio conselho e comecei a verificar que falas poderiam me ajudar nas disciplinas com as quais trabalho. Há bastante coisa. Há, por exemplo, uma bela palestra de Donaldd Norman sobre emotional design, um assunto que deveria merecer atenção em conversas no campo da tecnologia educacional. Fiquei tentado a divulgar tal fala do Norman. Mas, acabei não o fazendo, pois não há legendas do material em português. Segui em frente e vi outros vídeos.

Dos vídeos que vi há um que merece divulgação imediata. Trata-se de conversa de uma especialista em criatividade que faz uma fala interessante sobre mudanças necessárias na educação das nossas crianças. Sempre faço ressalvas a palpites de quem opina sobre educação sem experiência relevante no nível do chão-de-escola. Porém, no caso do conferencista, Ken Robison, creio que vale a pena considerar as observações feitas.

Ken usa ironia e humor, coisas que me conquistam em termos de comunicação. Mas não vou aqui fazer comentários sobre o que ele fala. É melhor ver e ouvir o original.

Atenção: para colocar legenda em português no vídeo, clique na expressão View subtitles, na parte inferior da tela, e escolha Portuguese (Brazil).

Anúncios

Uma resposta to “Criatividade e Educação”

  1. Norberto Says:

    AFF!!!
    Enfim! Estou pasmem, e alegre ao mesmo tempo, por decobrir que não apenas eu penso de maneira diferente em relação à educação e à aprendizagem, que para mim é muito mais do que ensinar, é participar ativamente da formação de um se humano.
    E por fazer coisas diferentes, por motivar meus alunos e levá-los a pensar e a criar por si próprios, sou tachado de “SUBVERSIVO” pela direção das escolas onde trabalho, e estou sempre sendo tolhido, proibido, deixado de lado nas feiras de ciências, nos projetos interdisciplinares, mas como você falou, não fico no fundo do palco, sou cara de pau, luto pela mudança que quero que aconteça, assumo meu papel neste drama, a abordo temas que vão muito além do exercício físico ( sou Professor de Educação física ), pois antes de tudo Sou Educador, e costumo dizer aos meu alunos, que, se pelo menos um da sala entender, absorver, e ao menos acreditar no que falo, estarei satisfeito, pois na próxima aula, eu sei que o professor vai pedir para o corpo se aquietar, pois é apenas mente que tem que aprender…
    Obrigado pelo vídeo, tenha certaza que vou assistir pelo menos 10 vezes esse vídeo pra ver se aprendo mais sobre educação ( e eu preciso )…
    Obrigado mesmo, esse blog foi uma das coisas mais importantes que me aconteceram nos dias atuais enquanto profissional da educação…
    Pois através dele estou tendo novas experiências, e tendo acesso a conhecimentos e conceitos a cerca da educação que pareciam se esconder, mas que meus sentidos me diziam que existiam…
    Obrigado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: