Tecnologia, Informação e Conhecimento

Ano de 1988. Evento: European Conference on Computers in Education – ECCE/88, Lausanne. Palestra de abertura: New Technologies in Education: Social and Psychological Aspects. Conferencista: um tal de Steen Larsen.

Ocupei meu lugar no auditório do Centro de Convenções de Lausanne, esperando ouvir comunicação acadêmica de algum figurão. Mas, desde o começo, fui conquistado pela competência , clareza e simpatia daquele cara para mim desconhecido. Ela falava de educação e tecnologia sem cacoetes de gente entusiasmada por máquinas e equipamentos. Ao mesmo tempo, falava de uma maneira que conquistou a platéia logo de cara. Fiquei muito impressionado.

Na semana seguinte, fui para a San Diego State University matar saudades dos tempos que lá passei com estudante no mestrado de tecnologia educacional (82/84). Durante a estada, tive bastante tempo livre. Mas, andava obsecado pela palestra do Steen. Resolvi traduzi-la, sacrificando tempo para passeios. Duas semanas depois, quando voltei para o Brasil, trazia na bagagem o texto da fala do educador dinamarquês em nosso idioma.

Passaram-se alguns anos e resolvi convidar Steen Larsen para falar na Jornada de Tecnologia Educacional, evento promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Senac. Ele conquistou os professores paulistas. Tive a sorte e honra de convidá-lo para mais três outras visitas ao Brasil. Numa delas, fui testemunha de um encontro histórico entre Steen Larsen e Paulo Freire.

Esta é uma foto do memorável encontro de Freire e Larsen, na biblioteca da casa do primeiro. Entre os dois, estou eu, maravilhado e atento. A conversa de duas horas foi uma lição inesquecível.

Conto todas as histórias acima registradas para dizer que o texto da palestra de Steen no distante 1988 continua muito atual. Por isso, resolvi publicá-lo ali em Páginas: 038. Palestra de Steen Larsen. Recomendo leitura para todas as pessoas que queiram conhecer uma reflexão poderosa sobre tecnologia, conhecimento e informação.

Anúncios

Uma resposta to “Tecnologia, Informação e Conhecimento”

  1. Conceição Rosa Says:

    Olá professor

    Por favor, especifique – não entendi: “Páginas: 038. Palestra de Steen”. É um periódico institucional?
    Gostaria de ler o texto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: