Pedagogia de projetos: velha novidade

Já faz algum tempo que vejo o entusiasmo de certos educadores pela pedagogia de projetos. Sempre fico com a impressão de que os entusiastas acham qu a proposta é uma novidade. Não é. A pedagogia de projetos foi inventada pela  Escola Nova, um movimento de renovação da educação cujos inícios começaram no final do século XIX. E quando falamos em projeto, é preciso reconhecer que a figura inspiradora do movimento é Kilpatrick, educador que começou sua atuação no final da primeira década de 1900.

Andei levantando informações sobre pedagia de projetos na Web. Vi que as referências geralmente são de obras de autores recentes. Mas, continuo achando que o autor brasileiro que melhor escreveu sobre a matéria foi Lourenço Filho. Descobri isso depois de ler O Systema de Projectos, parte da Lição IV do livro Introducção ao Estudo da ESCOLA NOVA. Encontrei a primeira edição da obra num sebo. O livrinho de Lourenço Filho foi editado pela primeira vez em 1930. E todas as suas idéias sobre pedagogia de projetos são fresquinhas. Podem ser aplicadas hoje sem qualquer mudança ou adaptação.

Para prazer de quem aprecia um texto clássico, escrito na ortografia dos meus avós, copiei o original de Lourenço Filho e anexei-o na seção Páginas deste Boteco. Se você quiser ver essa raridade, clique aqui.

A figura que aparece neste post é o afamado William H. Kilpatrick.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: