O computador é um piano

Na minha tribo tuiteira, Sônia Bertocchi deu um RT para o seguinte pio de @ptdrumm:

  • A música não está no piano

Por causa de limites de espaço no Twitter ou de falta de informação,  ficou a impressão de que a métafora o “computador é um piano” é uma invenção do tuiteiro que a divulgou. Entrei na conversa para lembrar que essa metáfora muito criativa foi proposta [até onde sei] por Alan Kay , importante cientista no campo das ciências da computação. Kay, além ser uma bamba em informática, é biólogo e músico amador.

Um belo artigo de Alan Kay, abordando questões de educação e tecnologia foi publicado nos anos noventa em número especial da Scientific American. Aponto a referência completa para prováveis interessados:

  • Alan Kay (1995). Computers, Networks and Education, Scientific American, 1995, special issue: The Computer in the 21st Century. P. 148-155.

No citado artigo, o autor apresenta a metáfora do computador como piano da seguinta forma:

Sempre houve confusão entre embalagens e conteúdos. Os pianistas sabem que a música não está no piano. Ela começa dentro dos seres humanos como impulsos especiais para comunicar sentimentos. Mas muitas crianças são forçadas a “aprender piano” antes de desenvolverem impulsos musicais; por essa razão, abandonam a música pelo resto da vida. O piano, quando muito, pode apenas amplificar sentimentos, articulando múltiplas notas em harmonias e polifonias que a voz humana é incapaz de produzir.

O computador é o maior “piano” já inventado, pois ele pode embalar qualquer tipo de representação. Hoje há uma pressa para que as pessoas, particularmente as crianças em idade escolar, “aprendam computação”. Os computadores podem amplificar desejos de um modo mais profundo que os instrumentos musicais. Mas se os professores não alimentarem o romance da aprendizagem e da auto-expressão, qualquer proposta de uma nova “alfabetização” (alfabetização em informática) será um peso mais esmagador do que ser forçado a tocar uma sonata de Beethoven sem sentir a sua beleza. O acesso instantâneo às informações numa escala universal provavelmente terá um efeito oposto ao esperado: os estudantes ficarão paralisados em vez de iluminados.

Além da noção de que a mera presença dos computadores irá melhorar o aprender,  muitos outros enganos sobre a aprendizagem  ainda retardam a educação moderna. Idéias mais adequadas precisam substituir esse enganos para que qualquer recurso, seja ele um computador ou papel-e-lápis, torne-se efetivo. Um desses enganos pode ser chamado de teoria “fluídica” da educação: os estudantes são vistos como depósitos aos quais o conhecimento deve ser doado, gota a gota, desde o depósito cheio chamado professor. Uma idéia parecida é a de que a educação é como uma pílula amarga que, para ser palatável, precisa ser envolvida por uma camada de açúcar – uma visão, aliás, que ignora o profundo prazer proporcionado pelo próprio aprender.

Com este post espero ter contribuído para que gentes da minha tribo tuiteira, assim como visitantes deste Boteco Escola,  tenham uma informação mais completa sobre a origem da bela metáfora “o computador é um piano”.

Aproveito a ocasião para apontar algumas informações sobre KAY:

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Uma resposta to “O computador é um piano”

  1. Tweets that mention O computador é um piano « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Sônia Bertocchi , Sônia Bertocchi and Sônia Bertocchi , Jarbas Barato. Jarbas Barato said: @SoniaBertocchi e d+ tuiteiros: Cf. nota sobre metáfora "Computador como piano", por Alan Kay: http://alturl.com/nwik […]

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