Avaliação de professores

A recente medida de avaliar professores da rede pública paulista é um equívoco em muitos sentidos. O maior deles é o de presumir que bons resultados num teste indicam bom desempenho dos mestres na sala de aula.

A idéia de que testes padronizados podem indicar como anda a educação tem críticos de peso. Um desses críticos é a Professora Deborah Meier. Acompanho as reflexões de Deborah no blog Bridging Diffferences, onde ela dialoga com uma das minhas educadoras favoritas, Diane Ravitch.

Em post recente, Deborah discute as limitaçoes de testes padronizados, muito comuns nos EUA, para avaliar desempenho de alunos. No final do post ela formula três princípios aos quais, jocosamente, dá o nome de Leis de Meier. Traduzi e adaptei essas três Leis para o caso da avaliação de professores no Estado de São Paulo. Vamos a elas.

Para avaliar professores, seguiremos sempre as três Leis de Meier:

  1. Aqueles que exigem que os professores sejam submetidos a testes padronizados devem fazer os mesmos testes e tornar públicas as suas notas.
  2. Antes de criar novas leis para avaliar professores, todos devem entrar em acordo quanto a modos de avaliação já existentes e prometer que não inventarão modas desnecessárias no campo da verificação da capacidade de ensinar dos mestres.
  3. Enquanto isso, sempre que encontrarmos a palavra “desempenho” para caracterizar resultado obtidos em testes por professores, vamos substituí-la por “resultados nos testes”, sem estabelecer qualquer ilação entre nota nos testes e qualidade do trabalho docente.
Anúncios

2 Respostas to “Avaliação de professores”

  1. Tweets that mention Avaliação de professores « Boteco Escola -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jarbas Barato, José Carlos Tuon. José Carlos Tuon said: RT @Novelino: As três Leis de Meier para avaliação de professores: http://alturl.com/57i3 […]

  2. Rosimeire Says:

    Um professor não deve ser avaliado pelo que sabe e sim pelo que vem conquistando ao logo dos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: