As razões da emoção

O conselho “controle as emoções para pensar direito” não tem boa base científica. Certa dose de emoção é necessária para raciocinarmos de modo efetivo. Reparem que não estou defendendo idéias de que a emoção é um país completamente separado do território da razão. Estou apenas sugerindo que o pensamento racional não é puramente racional. Ele é uma operação que reúne num único conjunto aspectos que designamos como emocionais e racionais.

Há quem fale muito melhor que eu das razões da emoção. Um dos bons falantes sobre o tema é António Damásio. Traduzo, para benefício de prováveis leitores, um trecho de The Feeling of What Happens, um dos livros de Damásio.

… redução relativa da emoção é pelo menos tão prejudicial para a racionalidade como o é a emoção excessiva. Certamente não parece verdadeiro que a razão possa ser beneficiada quando opera sem a alavancagem da emoção. Pelo contrário, a emoção provavelmente dá assistência à razão, em especial quando se tratam de assuntos pessoais ou sociais que envolvem risco e conflito. Sugiro que determinados níveis de processamento de emoção provavelmente nos indicam o setor de tomada de decisão onde a nossa razão pode operar melhor.

Não sugiro, porém, que a emoção substitua a razão ou que a emoção decida por nós. É óbvio que surtos emocionais podem nos levar a decisões irracionais. A evidência neurológica simplesmente sugere que a ausência de emoção seletiva é um problema. Emoções bem dirigidas e bem desenvolvidas parecem ser um sistema de apoio sem o qual o edifício da razão não pode funcionar de maneira apropriada. (p. 41/42)

Estou lendo, nas horas vagas, o citado livro de António Damásio. Se pintar mais alguma coisa que mereça destaque, posto-a aqui ou no Aprendente.

Anúncios

Uma resposta to “As razões da emoção”

  1. Trackback Says:

    Comentario…

    [..]Articulo Indexado Correctamente[..]…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: