Tecnologia e História

Preocupa-me o entusiasmo de pessoas que vêem qualquer nova ferramenta computacional como avanço significativo para a humanidade. Sempre fico com a impressão de que falta a tais pessoas perspectiva histórica. Por mais sensacionais que sejam certas ferramentas destes tempos digitais, pouca mudança causam. Elas não são respostas significativas para que seres humanos possam enfrentar novos desafios ambientais, dar novos sentidos à vida e à cultura.

Para apreciar mudanças profundas é preciso conhecer bem a história da humanidade. Coisas que hoje são banais para nós tiveram impactos profundos sobre os destinos de nossa espécie. Um exemplo: domesticação de vegetais. Trigo, cevada arroz e milho domesticados tiveram um impacto profundo sobre a civilização. Para evitar deslumbramentos com as novidades de equipamentos digitais que mudam constantemente em nosso mundo é preciso olhar para a história humana de uns 50 mil anos para cá. Realizações hoje quase que invísiveis foram revolucionárias. Mas não foram rápidas. Aconteceram num tempo longo, em jogos de adapatção do ser humano ao ambiente.

Algumas das mudanças mais expressivas da história humana aconteceram no período de 20 a 5 mil anos AC, época que não deixou documentos escritos. Há, porém, muitas evidências de como os nossos ancestrais, por todo o planeta, começaram a plantar as sementes do que hoje chamamos de civilização. Uma aventura emocionante.

Steven Mithen, num livro idispensável, After the Ice, conta a aventura dos homens que fizeram nossa história. Estou relendo tal obra e redescobrindo a importância de um período da vida humana que é muito mais importante que a revolução tecnológica das últimas décadas. Para resumir a ópera, acho melhor usar palavras do próprio Mithen para confirmar meus argumentos. Na primeira página do livro, Mithen observa:

Então vieram 15.000 anos espantosos que assistiram à origem da agricultura, das cidades e da civilização. Por volta do ano 5.000 as fundações do mundo moderno estavam estabelecidas e nada do que veio depois – a Grécia Clássica, a Revolução Industrial, a era atómica, ou a Internet – jamais se aproximou delas em importância.

Não disponho de tempo para aprofundar a matéria. Faço aqui apenas um registro. Para entender tecnologia e seus impactos sobre a vida humana é preciso conhecer bem história. Não uma história factual. Não uma história triunfalista do homem ocidental. É preciso mergulhar na compreensão da história de nossa espécie. Com essa compreensão, colocaremos o Google Wave ou a Internet Semântica no devido lugar: pequenos detalhes numa aventura de um bicho que reúne impressionates façanhas há mais de 100 mil anos.

Anúncios

2 Respostas to “Tecnologia e História”

  1. Maria do Rocio Says:

    Professor Jarbas Novelino,
    Cheguei até você por intermédio do post da Tati Martins, como mulher desdobrável que somos. Entrando em sua sintonia somos comedidos, ousados, reflexivos, provocativos, propositivos, comprometidos, éticos, amorosos tantos são os adjetivos que atribuímos a nós educadores, pessoas, sujeitos históricos, ou simplesmente, eu, você, ele, ela, aqueles, nosostros. Aos olhos contemporâneos o olhar sagrado da criança, pode (des)concertar. O que nos é sagrado? A água, o sol, o fogo, a relação, a interdependência, o pertencimento, a sustentabilidade, o amor? A dimensão da vida se alarga. E é isso que discutimos em educação, na escola da vida, diante da capacidade de nos autoconhecer diante do outro, potenciais que se descortinam, se surpreendem mediadores. Simplicidades na complexidade. Bom post. Instigante e necessário. Agradeço! Maria do Rocio

    • jarbas Says:

      Cara Maria do Rocio,

      Lindo comentário o seu. Nada tenho a acrescentar. Tenho é de ler e reler suas palavras. E aprender com elas. Agradeço sua visita e bela contribuição. Abraço,

      Jarbas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: