Jogos educativos para crianças

Há tempos selecionei alguns sites que poderiam servir de exemplos em aulas sobre material de cunho educativo na Internet. Utilizei os sites selecionados para sugerir a meus alunos projeto de criação de base de dados que pudesse ajudar educadores a utilizar computadores em seu trabalho. Isso rolou por volta de 2004/5. Nunca chegamos a selecionar um número representativo de sites.

Minha intenção era  a de selecionar, classificar e elaborar fichas informativas de cem sites ou portais anualmente. A  iniciativa é uma medida que pode ajudar bastante os professores, sempre sem tempo para fazerem levantamentos extensivos de material interessante na Web. Infelizmente não consegui dar continuidade ao projeto.

Agora, ao rever alguns dos sites que selecionei, fiz uma incursão pelo Sítio dos Miúdos, serviço da Porto Editora, de Portugal. Constatei que o material foi atualizado e merece uma boa exploração por parte de professores interessados. Para passar uma idéia do que há no Sítio dos Miúdos, copio aqui explicação fornecida pela própria Porto:

O sitiodosmiudos.pt é um serviço lúdico-educativo para crianças e jovens entre os 5 e os 13 anos.

Concebido por profissionais especializados nas áreas do design, programação, coordenação editorial, orientação pedagógica e supervisão científica, este site vem ao encontro das novas necessidades educativas.

De facto, a diversidade de recursos disponíveis – o som, a imagem, a animação – tem uma força persuasiva especial, estimulando a criatividade e a concentração, dentro do conceito de aprender com prazer.

O Sitiodosmiudos.pt privilegia a interactividade entre o utilizador e os conteúdos, numa postura activa e participativa que permite desenvolver atitudes de pesquisa, interpretação e organização de ideias.

A concepção deste site obedeceu a critérios de ordem pedagógica, pelo que os pais e educadores podem dele fazer apelo sempre que pretenderem proporcionar aos seus filhos e educandos experiências frutuosas e divertidas.

Adicionalmente, podem contar com a garantia de que os conteúdos deste site estão ajustados à realidade curricular portuguesa pelo que poderão constituir um contributo não desprezível para o sucesso educativo dos seus utilizadores.

Será de realçar que este é um projecto desenvolvido com base na experiência acumulada pela Porto Editora, no contexto da educação em Portugal, e que pretende propiciar uma iniciação harmoniosa e segura no âmbito das Novas Tecnologias da Informação.

Para quem quiser explorar o pedaço, segue aqui o necessário link:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: