Bullying: materiais de estudo

Acabo de elaborar proposta para uma atividade educacional sobre Bullying. Não tenho autorização para divulgar minha proposta. Posso, porém, divulgar algumas das descobertas que fiz ao levantar materiais sobre atos de violência (física e simbólica) no espaço escolar.

Quatro anos atrás, sugeri a um grupo de alunas da Licenciatura que considerassem o uso da música Don’t Laugh at Me, um dos hits de Peter, Paul and Mary, como instrumento de sensibilização na Introdução de uma WebQuest sobre Bullying que o grupo estava elaborando. As meninas aceitaram a sugestão. Econtraram um belo clip da música, fizeram download do mesmo e colocaram no vídeo legenda de tradução da letra de DLAM.

Descobri agora que a fonte de onde elas retiraram o vídeo é um portal criado pelo líder de PP&M, Peter, atendendo solicitação de educadores americanos. No portal estão relacionadas músicas do conjunto que podem ser um bom ponto de partida para conversas sobre inclusão social, justiça, solidariedade humana, direitos civis, ética, cidadania. A obra que dá nome à página é Don’t Laugh at Me, vista como uma bela maneira de sensibilizar alunos para conversas sobre respeito pelo outro. Lá está o clip que minhas alunas utilizaram. Além disso, Peter produziu outras versões da obra. Uma delas, um hip hop, é imperdível. Acesso ao portal criado pelo líder de PP&M pode ser feito com um clique neste LINK.

Outra descoberta que fiz foi a de um site brasileiro, o Observatório da Infância, que tem um segmento sobre bullying com material riquíssimo para professores e alunos. Para chegar lá, basta clicar neste LINK.

Encaixo neste post um VT que apresenta um documentário sobre a participação de Peter Paul and Mary nos movimentos sociais. Vale a pena ver e ouvir. Uma das canções, cantada por Mary, é belissíma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: