TIC’s e elaboração de significados

Já postei algumas notas sobre recente fala de Stephen Downes a respeito da rede mundial de computadores, comunicação humana e elaboração de significados. Providenciei tradução da dita fala e publiquei versão da mesma em português. Insisto, mais uma vez, em convite para que os fregueses deste Boteco dêem uma olhada no trabalho de Downes

Talvez um pequeno trecho do texto anime a freguesia. Por isso, segue aqui a parte final da fala do cientista canadense.

Finalmente, o quarto princípio semântico é a interdependência. Este princípio nos dá a idéia de que estamos conectados e interagimos e que significado, verdade e conhecimento constituem propriedades que emergem da rede. Não são propriedades contidas na comunicação e nem são propriedades do individuo. Só podem ser reconhecidas de fora da rede.

Tudo isso junto nos leva ao que é chamado de tese de convivencialidade, a alternativa apropriada e congênita para uma organização social oposta às ferramentas de dominação, de massificação da mídia e de controle gerencial.

Para que esse sistema possa dar certo, devemos nos comunicar uns com os outros não apenas com palavras, mas com cada ação, com cada artefato que criamos. Minhas palavras são uma palavra, uma foto é uma palavra, uma apresentação em multimídia é uma palavra, esta apresentação é uma palavra. Todos esses artefatos tornam-se palavras nessa complexa conversa que vai muito além de qualquer significado que se possa encontrar em cada ato individual ou cada artefato individual.

O texto integral pode ser encontrado em 027. Colaboração e Internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: