Conhecimento: sabemos mais?

Tecnófilos de todos os tipos costumam dizer que vivemos numa sociedade com mais conhecimento. O princicipal argumento desses entusiastas por novas tecnologias é o de que temos hoje um fartura imensa de informação. Mais que isso: a massa de informação cresce sem parar. Mas, os otimistas do progresso tecnológico não usam apenas o argumento da produção, usam também o argumento da distribuição.

Por sugestão do @marioasselin acabo de ver um vídeo sobre a matéria. O realizador quer mostrar com números que está havendo uma revolução, a revolução da informação. Impressionante. Mas não me convenceu. Há muita informação no ar. Muita informação que se repete vezes e vezes até cansar o cidadão.

Impressionante é nossa capacidade de produzir (mais reproduzir) e distribuir informação. Não, há, porém, evidência de que tal oceano informativo seja constituído por saberes novos e revolucionários.Esta é minha opinião. Talvez equivocada. De qualquer modo, para mudar preciso ser convencido. O entusiasmo dos tecnófilos me parece declaração de fé. Sou cético. Entusiasmos religiosos apenas aumentam minha desconfiança.

Apesar de meu ceticismo, acho importante ver o material indicado pelo Mario, grande blogueiro canadense. Por isso, coloco aqui o vídeo que ele recomendou.

Uma resposta to “Conhecimento: sabemos mais?”

  1. Doralice Araújo Says:

    Amigo Jarbas; ótima reflexão. Eu também observo os meios de distribuição da abundância informativa, mas tenho as minhas reservas, sobretudo quando atravessam desatentos aos direitos do autor – e, hoje, faço-lhe um convite: apareça lá no Na Mira!

    Um ótimo final de semana, prezado professor.

Deixe um comentário

