WebQuest: outro exemplo

cockroacheating

Quando organizamos o site WebQuest: aprendendo na internet, entendemos que seria necessário contar com um exemplo que mostrasse claramente:

  • as partes componentes do modelo,
  • uma tarefa bem proposta,
  • um processo estruturado para facilitar o estudo dos alunos,
  • uma proposta de avaliação clara e criteriosa.

Além disso, queríamos um material bem atrativo do ponto de vista visual. Acabei encontrando uma obra que atendia a todos esses requisitos, An Insect’s Perspective, WebQuests elaborada num projeto associado ao Departamento de Tecnologia Educacional da San Diego State University (casa onde fiz meu mestrado muitos anos atrás).

Poucos educadores podem contar com os reecursos necessários para fazer trabalho como An Insect’s Perspective. Como as autoras decidiram elaborar uma WQ para as primeiras séries do ensino fundamental, foi preciso criar páginas especiais, com linguagem voltada para crianças pequenas, que servissem de recursos para os alunos. Mas, o que mais importa em tal trabalho é a concepção. Por isso, traduzi a obra para que educadores brasileiros pudessem contar com um exemplo bem claro de aplicação do modelo de uso da internet criado por Bernmie Dodge.

Reproduzo, a seguir, resenha de Uma Perspectiva dos Insetos que fiz para o site da Escola do Futuro nos idos de 2002.

Uma Perspectiva dos Insetos

Partes principais de uma WQ são exemplificadas, a seguir, com uma tradução das páginas centrais de “An Insect’ s Perspective”, WQ sobre insetos para crianças de 7-8 anos. (Para ver a versão original,  você deve ir ao seguinte endereço: projects.edtech.sandi.net/grant/insects.)

www.webquest.futuro.usp.br/galeria/exemplos/insetos/default.htm

Clique sobre a resenha para ver a WebQuest do insetos.

Anúncios

4 Respostas to “WebQuest: outro exemplo”

  1. CLAUDIA MARTINS Says:

    Excelente!
    O designa está muito atrativo e as etapas bem elaboradas: linguagem clara, simples.. . Perfeito!
    Parabéns !
    Abrçs
    Claudia Martins

  2. Luiz Otávio Says:

    Muito bacana!
    Luiz

  3. Marcia R.C.P. de Moraes Says:

    Olá,
    Criativo e com um contéudo excelente.
    Abraços,
    Marcia R.C.P. de Moraes

  4. Conceição Rosa Says:

    Olá professor

    Creio que a criação de páginas especiais, com linguagem voltada para os alunos é fundamental, seja para serem utilizadas em uma webquest ou não.
    Trabalho com a EJA – séries iniciais – e estou sempre procurando indicar páginas pelas quais os alunos possam navegar de forma autônoma, com interesse e sem dificuldades que os fizessem “deixar para lá” a leitura e a informação qualificada. Mas na maioria das vezes apenas recomendo aquelas que existem, e eles logo se cansam de “pesquisar”: ou porque os textos são longos ou porque não entendem a linguagem e as estruturas gramaticais mais elaboradas…
    Parece que estudante adulto de baixa escolaridade não é considerado público leitor (ou usuário) da internet…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: