Redação de Tarefa em WebQuest

cidade mauriciaEm WebQuest, a tarefa funciona como um desafio para que os alunos, num trabalho cooperativo, realizem uma produção muito parecida com algo que rola no mundo fora da escola. Essa é uma exigência de autenticidade. Ou seja, exigência de uso dos saberes em contextos significativos da vida cotidiana. A Tarefa não é, portanto, um “trabalho escolar”. Trabalhos escolares tem pouco ou nenhum significado fora dos muros das instituições educacionais.

As exigências do conceito de Tarefa atrás esboçado precisam estar presentes na escrita. A proposta de tarefa precisa sugerir contexto (vida fora da escola) e realização compatível com o “mundo real”. Dou, a seguir um exemplo.

Estou produzindo, com uma equipe de profissionais de TV, um projeto chamado Desafio. Esse projeto utiliza o modelo WebQuest como referência. Um dos desafios que estamos produzindo tem como alvo a colonização holandesa no Brasil e, mais particularmente, a figura de Calabar. Não vou entrar em detalhes sobre o que está sendo produzido. Talvez venha a comentar esse trabalho quando o mesmo for para o ar na rede pública de TV. No momento, importa oferecer como exemplo de Tarefa o desafio que sugeri para os alunos que vão participar do projeto Calabar: Traidor ou Herói? A tarefa que propus tem a seguinte redação:

Um produtor de teatro quer inovar. Para tanto escolheu Calabar como tema de um concurso. Ele quer que um grupo de especialistas (vocês) prepare um julgamento de Calabar no qual defesa e acusação atuem com argumentos baseados em sólidas evidências históricas. Tal julgamento deverá envolver, além de promotor (responsável pela acusação) e advogado de defesa, três testemunhas de cada lado, juiz, e um corpo de jurados isentos. O veredicto final do julgamento deverá estabelecer com clareza se Calabar foi um herói ou um traidor.

A proposta supõe algo que poderia acontecer no mundo real. A dramatização da vida do aliado dos holandeses  já foi objeto de obra teatral importante. Chico Buarque e Ruy Guerra escreveram um magnífico musical chamado Calabar. Assim não soa absurdo ou fantasioso o desafio proposto. A tarefa não fica reduzida a um trabalho escolar. Ela coloca os alunos em papéis que poderiam ser exercidos por profissionais experientes. Ela propõe a confecção de um produto que pode ser encomendado no mundo fora da escola.

Anúncios

13 Respostas to “Redação de Tarefa em WebQuest”

  1. CLAUDIA MARTINS Says:

    Achei muito interessante. Acho que os alunos ficarão motivados para a execução da tarefa, pois gostam de ser desafiados e gostam do metodologia do teatro.
    Parabéns !
    Claudia Martins

  2. Luiz Otávio Says:

    A proposta é muito bacana. Lembrei de um juri simulado quando era aluno do segundo grau em 1979 a partir da peça Calabar escrita Por Chico Boarque e a questão proposta era justamente esta: Quem traiu quem?
    Um abraço
    Luiz Otávio

  3. Luiz Otávio Says:

    A proposta é muito bacana. Lembrei de um juri simulado quando era aluno do segundo grau em 1979 a partir da peça Calabar escrita Por Chico Buarque e a questão proposta era justamente esta: Quem traiu quem?
    Um abraço
    Luiz Otávio

  4. Marcia R.C.P. de Moraes Says:

    Maravilhoso!!!

  5. Textos sobre tarefa em WebQuest « Boteco Escola Says:

    […] Redação da tarefa […]

  6. Marlene F.Profeta-LI02B Licenciatura Says:

    Boa tarde, Prof. Jarbas!

    Gostei muito da proposta, simulações, encenações quando bem aceitas pelos alunos surtem efeitos bem proveitosos no aprendizado e para a vida pessoal do aluno.

  7. Daniela Miranda (Licenciatura 17h20) Says:

    Pelo que entendi a tarefa em Webquest é uma espécie de gincana em que o aluno interpreta papéis diversos sem ser o de aluno propriamente dito e assim deve procurar soluções para a “situação problema” apresentada. Essa solução geralmente vem em forma de teatro misturada com pesquisas na internet, pesquisa de campo etc.
    Como no exemplo dado em aula do programa de rádio, em que os alunos seriam especialistas em meio ambiente e deveriam defender sua tese.

    Realmente a webquest é diferente da webgincana apesar de uma parecer apenas a “tradução” da outra pelo nome.

    Bjs
    Danny

  8. Etiene de farias Macedo (licenciatura) Says:

    Achei muita interessante pois a tarefa do Webquest, faz com que os alunos utilizem seus saberes fora da escola, na prática do dia a dia. Além de ser uma forma desafiadora e de motivação para os alunos.

    abraços

  9. Paula Catalan da Silva (pedagogia) Says:

    Adorei essa técnica de redação.Afinal, o aluno pode interagir com a própria história, aguça a imaginação.Faz com que eles tomem decisões e reflitam com o texto, e aprendem com ele.Com certeza será uma atividade satisfatória para os alunos.

    Beijos
    Paula C.
    201013595

  10. ana carolina patto Says:

    achei interresante essa proposta pois a criança tem a criatividade de dramatizar hisotrias e com isso ela desenvolve sua apredizagem.tenho plena certeza que será uma atividade criativa e com um otimo resultado.

    ANA CAROLINA
    201000741.

  11. Gledison João Tomasi Rocha(Licenciatura) Says:

    Ao meu entender, redação de tarefa em webquest tem que estar ralacionado a assuntos da atualidade, ou melhor, o que “rola” fora dos muros da esola, criar um trabalho, uma dramatização ou até mesmo confeccionar um produto coerente ao tema proposto, é um desafio ao aluno e não apenas um “trabalho escolar”!
    Abraço,
    Gledison

  12. José Says:

    A “Redação da Tarefa” deve ser um elo com a realidade. O professor propõe um desafio que motive os alunos a executá-lo através de discussões, procurando sempre a melhor solução do problema.

  13. Cilene Cristina Camacho Ribeiro Says:

    Boa Tarde Prof.
    Achei interessante, pois a tarefa da Webquest como foi comentada em aula, não pode ser um simples trabalho de pesquisa escolar, requer um comprometimento dos alunos e um trabalho de cooperação, onde possam trazer seus conhecimentos e utilizar a imaginação para realizar os problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: