Arquitetura e educação: indicação do Gabriel

Continuo interessado em conversas sobre arquitetura e educação. De vez em quando alguém visita um dos posts que escrevi sobre a matéria. Bom sinal, parece que o assunto é mesmo interessante. De vez enm quando alguém oferece mais uma colaboração para conversas sobre a questão do espaço e de seu significado na formação da identidade das pessoas.

Num comentário recente, Gabriel, aluno da Faculdade de Arquitetura da USP (FAU), sugeriu uma ótima referência. Em vez de resumir a contribuição do Gabriel, publico-a na sua integralidade.

Comentário:
Mayumi Souza Lima foi uma arquiteta excepcional. Tendo sempre se dedicado ao serviço público, ela trabalhou durante muito tempo para a antiga conesp (que depois viria a se desdobrar na FDE) e promoveu experiências interessantes relacionando arquitetura, educação e ação política.

O trabalho mais importante dela, porém, foi a criação do CEDEC, uma fábrica municipal de componentes pré-fabricados em argamassa armada. O CEDEC foi criado na gestão erundina e foi extinto no primeiro dia de governo do maluf. Enquanto durou, produziu uma enorme quantidade de bons projetos para creches municipais (antes daqueles projetos padronizados com as janelas circulares o CEDEC produziu creches e emeis cujos projetos tinham por premissa o contato com a realidade e com a população do local e seu envolvimento na construção).

No sítio “domínio público” há uma dissertação de mestrado sobre o trabalho dela bastante interessante: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=144062

também existe um livro chamado “arquitetura e educação” que reúne alguns dos textos de maymi sobre o tema e sobre o cedec. Infelizmente, porém, este está esgotado, mas pode ser encontrado na biblioteca da FAUUSP (http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/POR/USP/USP/DEDALUS/FULL/1366670?)

existe um outro trabalho – mas muito menos “freireano” e mais pragmático – que também questiona a relação estudante-espaço do designer bruce mau chamado “the third teacher”: http://www.brucemaudesign.com/work_third_teacher.html

Anúncios

2 Respostas to “Arquitetura e educação: indicação do Gabriel”

  1. adriana fermino fahl Says:

    Achei interessantíssimo esse assunto ” Arquitetura na Educação” o assunto é urgente, trabalho no ensino fundamental na cidade de Campinas e Hortalândia (SP)
    e há momentos que acho que vou enlouquecer com espaços completamente inade

  2. Marcia R.C.P. de Moraes Says:

    Maravilhos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: