Blogs e aprendizagem distribuída

Entre os blogueiros há certeza de que o uso de Weblogs pode melhorar resultados de aprendizagem. Mas essa convicção pode ser um artigo de fé, atitude não muito apropriada se quisermos fazer ciência da educação.  Precisamos, portanto, de pesquisas científicas sobre o assunto. E elas existem. Acabo de encontrar referência interessante sobre o assunto. Trata-se de estudo acadêmico, elaborado dentro da tradição de metodologia quantitativa, que analisa um experimento de uso de blogs em curso de uma universidade alemã. Fiz uma tradução ligeira do abstract do mencionado estudo:

Our contribution to this year HCI 2009 conference about “Interactive Technology for Enhancing Distributed Learning: A Study on Weblogs” is now online available.
Abstract:

Neste estudo, investigou-se se e em que extensão tecnologias Web 2.0, particularmente Weblogs, podem ser um instrumento adequado para melhorar a prática de aprendizagem compartilhada (distribuída). Nos ambientes  educacionais que se baseiam em aulas tradicionais, os alunos começam estudos sérios nas vésperas de exames e provas. Entretanto, como revelam estudos empíricos anteriores, sabe-se que a prática de aprendizagem compartilhada é muito mais efetiva para a retenção de conhecimento que a aprendizagem resultante de aulas expositivas. Aplicou-se um desenho 2*2 fatorial (within – repeated measures) com pre-teste e pós-teste em ambiente da vida real; o estudo durou o verão inteiro de 2007. Os participantes (N=28) eram estudantes de graduação na  Graz University of Technology. Distribuímos os sujeitos randomicamente em dois grupos de igual tamanho. O grupo que recebeu tratamento é chamado de grupo W; o grupo que não recebeu tratamento é denomindo grupo C. Os alunos do grupo W foram instruídos a utilizar Weblogs para desenvolver seu paper e registro de estudo durante as aulas, sem revelar publicamente tal condição. Os resultados mostram que os desempenhos de aprendizagem do grupo W foram significativamente superiores aos obtidos pelo grupo C. Isso demonstra que Weblog pode ser um instrumento apropriado como suplemento da aula clássica na facilitação do processamento profundo da informação em períodos longos de tempo, resultando consequentemente em melhoria do desempenho de aprendizagem.

Reference: Holzinger, A.; Kickmeier-Rust, M.; Ebner, M. (2009) Interactive Technology for Enhancing Distributed Learning: A Study on Weblogs, Proceedings of HCI 2009 The 23nd British HCI Group Annual Conference, Cambridge, London, pp. 309-312

Mais informações e indicação de acesso a cópia integral da pesquisa podem ser obtidos com uma clicada aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Blogs e aprendizagem distribuída”

  1. Gisele Broca Says:

    Concordo com a argumentação do estudo acadêmico.
    Atualmente escrevo para um Blog do Secretariado Executivo, área carente em linha de pesquisa, mas as consultas que faço em outros blogs e internet me incentivam a continuar aprendendo e desenvolvendo novas pesquisas, que atraem colegas de profissão para debates, desenvolvimento de idéias e compartilhamento de informações.
    Considero os blogs, se bem utilizados, importante ferramenta para aprendizagem distribuída. Ótimo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: